Internet e a arte dos (des) encontros: a saga do Instagram e outros Apps

"A vida é a arte do encontro, embora existam tantos desencontros pela vida." E olha que Vinícius de Moraes nem imaginava que um dia existiriam Instagram, Tinder e outros Apps com o mesmo fim: encontros e relacionamentos.

É tanta rapidez e tanta informação, num verdadeiro catálogo de pessoas, em que é possível também vender uma imagem de algo que sequer existe. Na mesma proporção, crescem os golpes e os corações partidos, adornados não raramente por personalidades vazias. A trend da vez são os chamados relacionamentos líquidos, garimpados no infinito catálogo virtual, numa disputa acirrada entre filtros do próprio aplicativo, procedimentos estéticos, poses, dancinhas patéticas e pouquíssima roupa. Tudo isso ao mesmo tempo, de preferência- pra realçar a bizarrice, ops, a beleza.

Cada vez mais prioriza-se a aparência - e sim, com certeza ela é importante. Mas você não é uma celebridade da Band ou da Globo, com 100 k seguidores e, talvez por esse motivo, não sinta-se tão atraente pelo "crush" da vez.

O que acontece então? Caso fique o tempo todo se comparando, sua autoestima tende a ir ao subsolo nível III. Infelizmente começa a se comparar, acreditando que está só porque não é tão interessante, ou porque não consegue ser fitness como a blogueira que viu no Instagram. Fica arrasada, quando nota que o "conversante" ou "visualizante" (isso mesmo que você leu - o termo ficante conseguiu ser rebaixado), deixou misteriosamente de visualizar, curtir seus stories e passou a ignorá-la.

Ah...mundo cruel. Não se culpe. A culpa não é de ninguém. Apenas existe uma coisinha chamada afinidade e sim: você é interessante. Novos encontros acontecerão. Mas talvez antes disso, existam muitos desencontros.

Apenas lembre-se de que ainda existem pessoas com valores embasados no conteúdo, não somente na forma. E elas também usam os aplicativos, por quê não?

Ah! Mas fazer o quê então, isolar-se e se privar de usar as redes sociais? Não baby, não seja radical. Leia novamente o final do último parágrafo e reflita com sensatez. Não se pode negar a realidade e viver numa bolha como um ermitão. Apenas seja inteligente, filtre informações, escolha por afinidade e siga quem não prejudica sua saúde mental. Ferramentas existem para ser sabiamente usadas. A diferença entre uma arma e uma ferramenta é sua forma de uso. Seja sábio e escolha o quê (ou quem) lhe acrescenta. Busque sua melhor versão, sem bitolar em uma perfeição virtual.

Encontre os seus - os outros são os outros. E viva os encontros que lhe façam bem. Ah...grande Vinícius de Moraes! Os tempos mudaram, mas a vida continua sendo a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.