REPRESENTAÇÃO POPULAR

Num dos comentários que recebi recentemente, está a perfeita caracterização do que vem a ser a prática da democracia, mesmo dentro deste Brasilzão que os “dramáticos” costumam chamar de país continental.

Seria muito bom se realmente fosse um continente e nesse território, de mais de oito milhões de quilômetros quadrados, houvesse a divisão dando nova versão ao nosso mapa político, com países independentes no lugar desses Estados membros da mal-arranjada república que são, em realidade, feudos deficitários.

O cooperativismo, ativo nos estados do Sul e em poucos pontos isolados no restante do país, é a democracia vívida nas decisões da maioria que são executadas pelo colegiado administrativo cuja presidência é rotativa.

Todos opinam, mas somente aquilo definido pela maioria é posto em prática.

Foi assim que os gregos sonharam com o “governo da casa”.

Espaço pequeno, pouca gente, decisões colegiadas.

Soluções para as carências da coletividade sendo colocadas para votação pública por todos aqueles afetados pelas mesmas.

Cidadãos reunidos expondo seus argumentos e vontades, independentemente das opiniões alheias, como fazem os suíços nas praças públicas dos pequenos cantões daquele país cujo território caberia com folga dentro do nosso Estado do Espírito Santo.

Lá, desde 1291, não existe a “nossa” democracia relativa nem obediência à vontade do déspota de plantão.

A partir de 1848, a Suíça é neutra em assuntos internacionais; não faz parte da União Europeia nem usa o Euro como moeda oficial; IDH 0,955, analfabetismo 0,4%, expectativa de vida 83,5 anos, renda per capita US$ 78.000,00; sedia o Comitê Internacional da Cruz Vermelha com ações humanitárias em 190 países; os bancos mantêm em contas identificadas apenas por números, as fortunas muitas vezes roubadas de republiquetas; produz relógios, notáveis artefatos de precisão e alimentos.

Para lá acorrem todos aqueles que desejem viver em liberdade sob o regime democrático semipresidencialista.

- Podemos ter tudo isso aqui, no nosso Brasilzão continental?

- Sim, basta querer e exercer a nossa cidadania.

CITAÇÃO

Cantão = distrito

Espirito Santo = 46,09 mil Km2

Suíça = 41,2 mil km2 dividido em 26 cantões.