NECESSIDADES SOCIAIS

Das maiores carências na atualidade, sem dúvida, a conversa com amigos e o contato físico entre as pessoas são causas de preocupação.

A sociedade está vivendo mais e o envelhecimento associado ao número cada dia mais reduzido de componentes nas famílias, associado ao isolamento derivado da violência e do desmantelamento da ordem social faz com que a depressão seja o mal comum na atualidade.

As diversões que antes exigiam movimento, sair de casa para frequentar as áreas de lazer estão a cada dia mais raras e sendo substituídas pelas diversões eletrônicas dos telefones celulares e plataformas de amizades virtuais que tal como o cinema, teatro, rádio ou televisão não oferecem opções variadas.

Os programas são de qualidade duvidosa e, geralmente, estimulantes de sensualidade precoce ou militância em orientação ideológica.

As boas produções musicais ou literárias são relegadas pelos meios de comunicação com o argumento de que “não vende”.

Claro que não se vende o que não é oferecido, mas sempre haverá um nicho econômico a ser explorado e público consumidor.

Nas grandes cidades o lazer está confinado nos centros de compras, nas praças de alimentação, em carrinhos elétricos onde os pais colocam as crianças e saem demonstrando as suas habilidades automobilísticas no meio da população que vaga pelos corredores misturada com cães de todos os tamanhos, escravizados para satisfação de egos, sem opções nem direito a serem cães.

Sair de casa para entrar na fila do restaurante que serve “comida caseira” é o substituto do tradicional almoço em família dos antigos tempos, aonde as pessoas eram identificadas pelos vocativos em altos brados; pai, mãe, vô, vó, madrinha, tio...

Não é ideia de saudosista, que apesar do apreço que lhes dedico não faço parte deles, mas é a necessidade de resgatar o proceder normal da célula mater da sociedade a fim de evitar que as novas gerações se tornem sociopatas sem respeito às leis, sem os exemplos dignos, sem fé e sem cidadania achando que a vida, como nos jogos eletrônicos, sempre dará nova oportunidade para vencer, que o mundo existe para lhes servir e que basta desejar para ter direito de possuir qualquer coisa, inclusive o seu semelhante.