A vida na roça requer um trabalho árduo o dia inteiro, seja na chuva ou no sol

A rotina da vida na roça é de muito trabalho e inúmeras tarefas que envolvem a família inteira, onde os jovens já vão aprendendo tudo sobre a lida da agricultura familiar que é o sustento de toda a família. O trabalho tem que ser feito todos os dias, sem descanso no domingo e feriado e muito menos se estiver frio ou com sol de rachar na cabeça.

Lá tem serviço para o dia inteiro, muitas vezes, nos locais mais quentes o termômetro chega a marcar 40º C e no sul com temperaturas abaixo de 0º C, também com a chuva presente em diferentes regiões do país que acaba molhando as plantas e em outros lugares acontece que alaga toda uma plantação.

Um lugar bonito que ainda dá pra respirar aquele ar puro, que quando está chovendo por perto já dá pra sentir aquele cheirinho de terra molhada se aproximando. As pessoas da família pegam junto nas tarefas do dia, porque precisam cuidar da plantação, dos animais como o porco, galinhas, vacas, ovelhas e cavalos, isso tudo dependendo do tamanho da propriedade rural.

Tem trabalho desde a hora que amanhece até a hora que anoitece e na roça o dia começa bem cedo por volta das cinco horas da manhã. Todos os dias têm que mexer nas hortas, nos galinheiros, tirar o leite da vaca, verificar as árvores frutíferas, apanhar verduras, legumes e os ovos, geralmente o que colhem é para o próprio consumo e quando sobra, vão para as feiras da cidade.

Se alimentam mais saudável o que beneficia muito os integrantes da família, sem falar que o que colhemos da horta tem muito mais sabor do que o produto que compramos no mercado e principalmente sem agrotóxicos.

Na cozinha, quase sempre tem um fogão a lenha o que deixa a comida com outro sabor, com o leite e os ovos a dona da casa faz doces saborosos e muito pão caseiro para toda a semana, tudo é bem aproveitado.

As crianças não passam o dia no celular, brincam muito e por vezes confeccionam seus brinquedos. Um lugar tranqüilo, sem barulho de carros passando, sem poluição e sem o tumulto da cidade de gente falando o tempo inteiro.

As crianças e os jovens para irem à escola têm que se deslocarem até uma, mas nem sempre as estradas são boas, em certas regiões passa o ônibus escolar e isso ajuda muito. E para irem a um posto de saúde precisam se deslocar para a cidade.

Viver no meio da natureza é muito saudável física e mentalmente. Um ambiente tranqüilo, ar puro, alimentação saudável e afastado da violência das grandes cidades.

marcia jack
Enviado por marcia jack em 13/12/2023
Código do texto: T7953121
Classificação de conteúdo: seguro