O Presépio de Natal marca o nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus

Todos sabemos, que o presépio é uma pequena construção, geralmente feita de madeira, barro, louça ou outros materiais, onde representa o momento do nascimento de Jesus Cristo num estábulo localizado na Cidade de Belém.

No presépio estão presentes a Maria, José e o menino Jesus em uma manjedoura, os animais que estavam presentes no estábulo, como a vaca, o carneiro e o jegue que transportou o casal até esse lugar.

Segundo a bíblia, José e Maria fugiram da Galileia por causa de um recenseamento, onde o rei Herodes, com medo de perder seu trono para o rei dos judeus, mandou matar todas as crianças judias. Então, os dois viajaram por longos dias procurando uma hospedaria para ficar, mas não encontrando um local, pediram um abrigo em uma casa, porém o dono ofereceu o estábulo para passarem aquela noite e Maria deu a luz naquele dia.

Foi um anjo de nome Gabriel que anunciou o nascimento do Messias e uma estrela cadente, indicou, num brilho intenso, o local onde se encontrava. Dessa maneira, os três reis magos presentearam Jesus com incenso, ouro e mirra.

Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia. Ele presenteou com ouro.

Gaspar, cujo o nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio. Ele presenteou com o incenso.

Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico. Ele presenteou com a mirra.

Significado dos presentes ofertados ao menino Jesus:

- Ouro – Mostra o reconhecimento de que aquela criança, mesmo em sua pequenez e fragilidade, é o verdadeiro Rei. Jesus é o Rei na manjedoura, é o Rei no colo de Maria, é o Rei em cada coração que acolhe. E, no reino de Jesus, se vive o poder de amar.

- Incenso – Mostra que os magos reconhecem naquela criança tão humana, o próprio Deus, em seu mistério divino de amor. O incenso era algo oferecido somente para as divindades.

- Mirra – Simboliza que aquele Rei Divino também é verdadeiramente humano. Ele irá sentir a nossa dor e irá passar pela experiência da nossa morte, a mirra era usada para preparar os corpos para o sepultamento.

Essa origem de montarmos o presépio surgiu por volta do ano de 1223, através de uma pregação feita por São Francisco de Assis, onde o mesmo criou uma forma teatral para mostrar as pessoas como teria acontecido o nascimento de Jesus com autorização do papa da época, construiu um cenário vivo, impressionando a todos que viram a cena.

Pois, daí em diante as famílias que assistiram ao espetáculo adotaram o costume de montar um presépio dentro de suas casas, sendo que o costume foi rapidamente difundido por toda a Europa.

Hoje em dia encontramos presépios de vários materiais, mas o mais importante é celebrar o nascimento de Jesus, o filho de Deus.

marcia jack
Enviado por marcia jack em 16/12/2023
Código do texto: T7955327
Classificação de conteúdo: seguro