NATAL de 2023

Na Segunda Feira, 25 /12. em todo o mundo Cristão estará sendo comemorado o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e de véspera, estarão sendo realizadas jantas, com entrega de presentes às crianças e adultos e à zero hora ,todos, abraçar-se-ão e se desejaram, mutuamente, Feliz Natal, em homenagem ao Menino que há 2023 anos nasceu em uma manjedoura nos arredores de Belém.

As crianças, sem entenderem muito bem, o significado da data estarão felizes com os presentes recebidos e os adultos se abraçando, mutuamente, estarão trocando votos de felicidades.

Na minha casa, não será diferente pois estarei com meus filhos e meus netos fazendo o ritual tradicional que desde muitos anos é feito e, continuará sendo feito no decorrer do tempo.

Lamento que a Cadeira da Ana estará vazia ou ocupada por um dos filhos e que ela não possa estar presente, materialmente, embora eu saiba que espiritualmente ela se encontra conosco dando as risadas e alegrando o ambiente, à sua maneira.

Mas não posso deixar de lamentar, também, pelas centenas de milhares de lares que, em Capão da Caoa, no Rio Grande do Sul, no Brasil e no mundo onde não haverá ceia de Natal, as crianças não receberão presentes e reinara, nas mesas, vazias, um estranho silencio feito de tristeza e dores.

É possível que sejam trocados tímidos abraços e é possível que em alguns rostos existam os esboços de um sorriso, mas, não tenho certeza...

Essas crianças crescem sem saber o que é um presente e seus pais ficam velhos amargurando a tristeza de não terem podido dar a seus filhos um agrado, um mino, um presente, por mais simples que seja.

Mas assim e a vida e que fazer para mudá-la se não temos forças e nem condições para isto?

Nos resta, somente pedir a Deus que cuide dos miseráveis, dos que nada tem, dos despossuídos, pois os poderosos da terra, mesmo sabendo que eles existem, não tem interesse e nem vontade de amenizar suas dores....

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 24/12/2023
Código do texto: T7961003
Classificação de conteúdo: seguro