NÃO SÃO AS SITUAÇÕES EXTERIORES QUE DEFINEM QUEM É VOCÊ!

Você é quem você é!

Logicamente as situações exteriores, acontecimentos externos, podem sim, potencializar como você se vive ou definir sua maneira de se comportar , agir e interagir com o que ocorre!

Porque é o caráter de cada um que define como agir, o que fazer, como se comportar e como sobreviver nessa verdadeira “batalha humana”, denominada vida!

Mas, uma coisa é certa: quem quer que se deixa levar tão somente pelas circunstâncias, acaba iludindo a si mesmo e enganando as pessoas mais próximas. Porque nessas ocasiões, ninguém sabe verdadeiramente quem é aquele que está definindo um modo de viver!

Um Psiquiatra judeu, (1) quando de sua detenção, num campo de Concentração na Polônia, pode constatar alguns fatores que levaram a considerar algumas questões, mesmo porque, naquela situação (prisioneiro e sempre com a vida “por um fio”), lhe permitiu não somente avaliar suas atitudes em relação a vida, mas, também em relação aos outros prisioneiros e inclusive, em relação aos seus algozes, no caso, os carrascos do campo, os guardas!

Frankl observou que mesmo entre os temíveis carcereiros, extremamente rígidos, disciplinados e cruéis, conseguiu identificar em alguns, por mais incrível que pareça, traços de justiça e até de sensibilidade, apesar de tudo e do poder, que então, detinham...

Em contrapartida, também pode observar e constatar de perto que entre os prisioneiros, muitos se transformavam devido mesmo as circunstâncias e a maneira que encaravam a prisão, em verdadeiros egoístas, só pensavam em si e sempre que podiam, escondiam algum pão, não dividiam nada com ninguém, estavam sempre arredios e desconfiados, odiavam os algozes e também os seus iguais e sempre causavam contrariedade, devido a má vontade que usavam para resolver as mínimas coisas!

Quer dizer, condições adversas, naquele caso e acredito que na vida, potencializam os defeitos de cada um ou mostra a dignidade que nem eles próprios acreditavam que tinham naquelas horas extremas...

Acredito que não existe melhor imagem do que aquela para mostrar a similaridade com o dia a dia na existência de cada um!

Pelas ruas, então , encontramos pessoas bem colocadas socialmente, ricas até, estendendo a mão ao semelhante (não literalmente, necessariamente) sem qualquer interesse em ser reconhecido e divulgado os seus feitos, ao mesmo tempo que se observa pessoas extremamente pobres, orgulhosas, mesquinhas, indiferentes... consequentemente, aquele que é naturalmente bom e desprendido, seja rico ou seja pobre, sempre o será assim. Enquanto que o egoísta, desagradável e ambicioso, esteja onde estiver, sob qualquer circunstância sempre será!

Deixando bastante claro que não são os fatores exteriores que tornam um homem ou uma mulher piores ou melhores do que são! É sua essência, é seu coração e sua ação que o dirá...

- (1) Viktor Frankl – Livro: “Um Psiquiatra Num Campo de Concentração!”