OS VELHOS COMUNISTAS FRANCESES

Os velhos comunistas franceses, com a inteligência, o lirismo, e a objetividade características de seu povo, sintetizaram todos os tratados filosóficos e científicos de Marx, sobre o Socialismo, na clara, objetiva e inteligível sentença:

“De todos na medida de suas possibilidades para todos, na medida de suas necessidades”.

Passados mais de 100 anos da primeira experiencia socialista na Rússia e menos tempo de experiencias em outras geografias, - Cuba para citar um exemplo mais próximo- parece-nos que a classe política dominante, não leu Marx e nem a frase dos velhos comunistas franceses e implantou o “socialismo” em seus países, à maneira e ao desejo dos poderosos políticos de plantão.

Me atrevo a entrar em tão importante e grave assunto porque constato que os dirigentes acumulam poder discricionário, totalitário que lhes concede a liberdade para fazerem leis seus desejos, dizerem o que que bem entendem e acumulam bens materiais capazes de fazer inveja aos reis da idade antiga.

Paradoxalmente, às suas situações privilegiadas- de teres e haveres- privam o povo de liberdade e o condenam a viver na mais terrível miséria na qual, é possível alguém viver.

Vemos hoje, em todos os países de todos os continentes onde está implantado o comunismo que os dirigentes vivem, as suas vidas nos regalos do luxo, da riqueza e da abastança enquanto, ao povo, é destinado viver na miséria, na falta de condições mínimas de vida, o que o leva à indigência, tudo isto sob o jugo do estado e sob a falta total de liberdade.

Com certeza, não leram Marx, se o tivessem lido teriam suas condutas materiais comedidas e dariam ao povo igual liberdade da qual são, totalmente, possuidores e lhe proveriam de bens de primeira necessidade da para terem um vida digna.

No presente de nosso país, vemos o Presidente,-embora viva e tenha costumes de um milionário burguês- dizer que tem orgulho de ser chamado de comunista.

Certamente como os seus antecessores do passado e seus pares do presente, não leu Marx e não teve conhecimento da lapidar frase dos velhos comunistas franceses.

Se o Presidente tivesse lido a frase, pelo menos, saberia que a diária milionária que ele paga em hotéis do exterior pode fazer falta para uma mãe comprar leite para seu filho.

Saberia que os valores dos tapetes, das camas, dos sofás caríssimos que ele comprar para seu uso pessoal e de sua esposa, no Palácio do Governo, poderiam fazer falta, como efetivamente, fazem para serem utilizados no sistema de saúde, no sistema educacional, no saneamento básico ou no sistema de segurança pública, na medida das necessidades reais, apresentadas pelo povo.

Mesmo que ele não conheça, como sabemos que não conhece a obra de Marx mas que, pelo menos, tivesse tido conhecimento, em uma mesa de bar, da velha frase dos históricos comunistas franceses, com certeza não viajaria acompanhado de enormes comitivas para suas viagens fantasiosas ao exterior, cujo custo- 96.2 milhões em 2023- ( google) sangra os cofres da nação e não permite que dê aos que precisam , na medida de suas necessidades, os bens, os serviços, que amenizariam a sua dores e as suas angustias.

Mas que fazer?

Esperar que até 2026 não seja implantado, definitivamente, o sistema político social e econômico do qual o presidente tem orgulho e que mesmo com insuficiências materiais enormes- segurança- saúde- saneamento básico- educação- que são nossas necessidades possamos, na medida do possível, usufruir e continuar tendo, como bem maior do Ser Humano: A LIBERDADE.

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 30/12/2023
Código do texto: T7965106
Classificação de conteúdo: seguro