Meu ensino fundamental II

Durante a nossa trajetória escolar temos vários professores e é lógico que cada um tem seu jeitinho particular. Eu me lembro bem de alguns deles. Tinha uma senhorinha que dava aula de gramática e falava tudo no diminutivo: Sente na sua cadeirinha, leia o seu livrinho. Na época eu nem percebia só que depois entendo que era só carinho. Uma delas era demasiadamente rígida e ela dizia em alto e bom som: eu gosto que tenham medo de mim. Nada passava batido do diretor ao aluno: Quem manda na minha aula sou eu, se não quiser que saia. Nessa época eu não tive nenhuma ocorrência e só tirei nota boa, boa mesmo. Só que ela tinha um jeito bravo peculiar, as vezes ela soltava umas gargalhadas sobrenaturais de boas e eventualmente dizia: Chorou Bebel( expressão que serve para várias situações de uma polissemia verdadeiramente autêntica). Ah. Já estava esquecendo do "levou bolada,tomou pernada". Houve um dia que ela me chamou até de Filomena, acredita? Sem contar na comemoração constante: maneiro! O mais marcante foi o professor de matemática. Ele era uma gracinha - risos. Tinha uma voz firme e grave , alto com quase dois metros e um magro sarado , um daqueles morenos que toda mulher sonha em ter ao lado como marido. Pois bem, ele já entrava na sala e dizia : Não se meta nos meus assuntos, cada um em seu lugar. As crianças como desesperadas querendo atenção e perguntando onde seria a aula do dia, se teria filme e ele sério feito a porta de madeira da sala, não esboçava um sorriso siquer, apenas : Não se meta nos meus assuntos, cada um em seu lugar. Ele as vezes quando a turma estava agitava dizia : Tenha manso, tenha manso (que significa tenha calma). Dentre todas as falas dele, eu gostava bastante quando alguém tinha uma dúvida e ele falava com um tom irônico e cômico: Hum, é mesmo. Que coisa, Não? Sinceramente, no meu ensino fundamental II ele era o meu professor preferido, a gente, digo as meninas, até brigávamos de mentirinha para saber de quem ele era o pai. E ele não dizia nada, nesta hora sim. Ele sorria e era um sorriso sincero e muito lindinho.

Depois dele eu tive um motoqueiro animado, tudo era graça para aquele professor e ela ainda lecionava educação física. Meu Deus! Como eu me divertia nas aulas daquele homem. O último professor que eu quero contar é o estiloso. Ele era magrinho,estilo esquizóide ( de o corpo fala) , sabia sobre tudo, não havia um assunto que ele não tinha resposta ou um comentário. Enciclopédia ambulante, mas a matéria dele era Geografia, e quando vinha Geo política, eu vibrava de alegria, eu sei que nem deveria falar daquilo pra nossa série, porém ele falava e eu gostava. O meu ensino fundamental foi muito rico e não foi riqueza de dinheiro eu vivi muito e sofri pouco, como dizem por aí.

Dayane Gomes Cunha
Enviado por Dayane Gomes Cunha em 01/01/2024
Reeditado em 01/01/2024
Código do texto: T7966440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.