BONDE DA ALEGRIA

Sem sombra de dúvida, o poder legislativo é o mais importante dos três poderes da república, porque ele é a representação da vontade popular através das leis que são iguais para todos e, sem exceções, devem ser cumpridas por todos tal como estão escritas.

No nosso sistema que é bicameral, a câmara dos deputados tem importância maior, porque como se dizia na Roma antiga, “vox Populi vox dei” e são os deputados que recebem o mandato para representar a vontade dos núcleos da população enquanto os senadores são eleitos para representar os Estados enquanto unidades federativas.

Mas como tudo na nossa república desde a sua fundação é um jogo do “faz de conta que é” temos as firulas corporativas dos regimentos internos, as leis que são feitas para atender casos isolados, que os parlamentares chamam de “casuístas”, quando elas não os beneficiam, e aquela representação popular perde a característica essencial.

A mais gritante dessas aberrações é o sistema proporcional para a composição da câmara dos deputados.

Partidos nanicos, sem importância, representatividade ou programa de interesse no mundo real, que são criados apenas para participar da dinheirama das verbas partidárias, nas vésperas das eleições associam-se a algum que detenha alguma visibilidade, arranjam uma figura com prestígio popular capaz de ser votado em massa, ainda que seja em tom de desaforo da população, porque o excedente desses votos serve para levar para a câmara aqueles parasitas profissionais sem popularidade, carisma, ideias, votos ou notoriedade, mas que graças a essa manobra, permanecem por décadas tomando cafezinho e enchendo de pernas os corredores do congresso. (O caso Tiririca um bom exemplo desse fato).

Essa falta de compromisso com o eleitorado, é causa para participação na corrupção com empreiteiras, acordos obscuros com propinas e mensalões, compra e venda de votos, obstrução nas sessões, procrastinação de pautas de interesse nacional, aprovação de leis que beneficiam os bandidos que, sob coação, obrigam os eleitores a votar no candidato comprometido com o crime organizado e o narcotráfico, apresentação de projeto de lei que atentam contra as virtudes, a honra, a decência e os valores da população e motivo bastante para se omitem na fiscalização dos atos dos integrantes dos demais poderes porque, infelizmente, eles são maioria.

Na atual legislatura, dos 513 deputados, apenas 27 foram realmente eleitos, os demais entraram pelo bonde a alegria e permanecerão inatacáveis até que a população exija o fim dessa excrescência...

CITAÇÃO

Vox populi vox dei = a voz do povo é a voz de deus.