DEPOIS DOS TEMPORAIS, RECONSTRUA-SE!

CERTA FEITA, O SENHOR DOS ESPETÁCULOS, EM MAIS UMA DE SUAS TRAMAS, ORDENOU A UM DOS SEUS ATORES QUE CONSTRUISSE UM CASTELO PARA QUE ALI PUDESSE SERVIR DE ESTÂNCIA PARA ELE, EM SUAS PASSAGENS POR AQUELAS TERRAS.

O APRENDIZ DESAJEITADO, MAS ATENTO, DESDE CEDO ESMEROU-SE NA PRODUÇÃO DO MAIOR CENÁRIO QUE PUDESSE IMPRESSIONAR OS OLHOS DO SEU SENHOR.

O OPERÁRIO, NA PRIMEIRA HORA DO DIA, APRESSOU-SE EM COLHER AREIA DA PRAIA PARA PRODUÇÃO DA TAREFA, E SE JULGANDO FIEL A ORDENÂNCIA, NÃO PERDEU TEMPO, E A TODO MOMENTO DEDICAVA-SE FIELMENTE A CONCLUSÃO DO QUE LHE FORA IMPOSTO.

CADA CANTO DO EMPREENDIMENTO FORA FEITO COM RIQUEZA DE DETALHES, PENSADO E ARQUITETADO MILIMETRICAMENTE. AS PAREDES, AS PORTAS, AS DOBRADICAS E ATÉ OS MÓVEIS FORAM ELABORADOS COMO O OURIVES QUE TALHA A JOIA BRILHANTE.

PASSADO ALGUNS MESES, APÓS INTENSA PELEJA DO INTENTO, REGOZIJADO PELO PRAZER DE LHE SER ALFERIDO TAMANHA OPORTUNIDADE DE SERVIR, O FIEL VAI ATÉ AO SEU SENHOR PARA LHE APRESENTAR A TAREFA PRONTA.

EM OUTRA INSTÂNCIA, MUITO DISTANTE DALI, O SENHOR DOS DESTINOS, OBSERVAVA ATENTAMENTE A DEDICAÇÃO DO SEU CRIADO, QUANDO LHE CHEGA ATRAVÉS DE UM LACAIO OS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DA FIEL DEVOÇÃO DO OBREIRO ESCOLHIDO.

O INTERPELADOR CONTUMAZ, TENTANDO COLOCAR DÚVIDAS NA COMPETÊNCIA DO SOBERANO, PASSA A ENUMERAR AS ADVERSIDADES DAQUELE ELEITO, SUGERINDO QUE O ESCOLHIDO NÃO MERECIA TAL DESAFIO, ATÉ POR NÃO TER ATRIBUTOS E NEM SE FAZER DETENTOR DE TANTOS TALENTOS.

- ORA, ORA, COM A IMPOSTAÇÃO DE UM TENOR, BRADAVA O INQUIETO, REI DOS MALFAZEJOS: O SEU PREDILETO SOMENTE SE FAZ ORDEIRO, POIS TUDO DÁS A ELE DE MELHOR, E AINDA MAIS SABES QUE QUANDO ORDENASTE PARA QUE EDIFICASSE TAMANHO CASTELO, NO FINAL DAS CONTAS AQUELA MANSAO SERÁ DEPOSITADA NA CONTA DELE MESMO, E AINDA ASSIM O DESATENTO, NÃO SE PREOCUPOU EM EDIFICAR A CASA NA ROCHA SEGURA, ONDE O VENTO NÃO ARRANCARIA, E AINDA USOU DA AREIA DA PRAIA COMO ARGILA QUE NÃO DÁ LIGA, E AS PAREDES PODEM RUIR COM OS TEMPORAIS.

PERSERTIA O INTRIGANTE: TU QUE DIZES SER O JUSTO, COMO PODES OUTORGAR TANTOS PRIVILÉGIOS, A UM TÃO DESPREPARADO E TÃO IMERECEDOR?

LOGO APÓS A CASA EDIFICADA, AS INTEPÉRIES SE APRESENTARAM DIANTE DAQUELE SERVIÇAL HUMILDE E MALJEITOSO. SUAS VESTES, SUAS POSSES FORAM LEVADAS PELAS ÁGUAS VIOLENTAS QUE SE MANIFESTARAM NO SEU TEMPO DEVIDO.

O PRÉDIO QUE DETINHA TANTO AFETO TAMBÉM ROIU, DEVIDO A POUCA HABILIDADE DO CONSTRUTOR. A VERGONHA PODERIA LHE INVANDIR O CORAÇÃO, POIS AQUELA OBRA QUE FORA TRABALHADA COM TANTO CARINHO, AGORA JÁ NÁO PODERIA SER APRESENTADA COM PRETENDERA AO SEU SENHOR.

OS GAFANHOTOS DA INVEJA, DA DISCÓRDIA, E DA FÉ SAQUEARAM A MENTE DO POBRE HOMEM, QUE VÊ NAQUELE INSTANTE O DESAFIO DE PERMANECER ATENTO A ALGO QUE AO CERTO NÃO CONSEGUE EXPLICAR. A CRENÇA E O QUE LHE RESTABELEÇA A CERTEZA DO CAMINHO CERTO A PERCORRER.

- PORQUE NÃO ABJURAS O TEU DEUS E NÃO MORRES?

ERA O QUE ESVOAÇAVA NA CABEÇA CONFUSA DO INCAUTO SUJEITO QUE POR TANTO TEMPO CRIA NO QUE TROUXERA EM SUA CONSCIÊNCIA.

- SE ÉS FIEL, POR QUE O TEU DEUS NÃO TE PROTEJE DAS PRÓPRIAS ADVERSIDADES QUE ELE PROPÕE NA NATUREZA?

- COMO TE IMPÔS O PECADO, SABENDO QUE PODERIAS PECAR?

- QUAL O RESULTADO IRRACIONAL DO QUE CHAMAS: O LIVRO RAZÃO?

O DIRIGENTE MAJESTOSO NÃO SE ABALA. SABEDOR DO CERTO E DO INCERTO, ELE PERMANECE A ESTABELECER AS SUAS LEIS.

O CIDADÃO COMUM NÃO SABIA DE VERDADE, QUAIS ERAM OS DESIGNIOS DO DIRETOR MAIOR DAS VIDAS.

QUANDO FOI CHAMADO A PROTAGONIZAR O SEU APROPRIADO PAPEL NO CONTEXTO QUE LHE CABIA, DECERTO NÃO TINHA CERTEZA DE NADA.

SUA AUDÁCIA, A ALEGRIA DE ESTAR EM CENA, CONTRIBUINDO PARA O ESPETÁCULO, ISSO POR SI SÓ JÁ O HABILITAVA PARA PISAR NO PALCO, ASSIM DIZIA O DIRETOR.

CERTA VEZ, O TRABALHADOR DA ÚLTIMA HORA AFIRMARA:- ESSE DIRETOR PARECE SER MALUCO. COMO PODE ACREDITAR EM MIM, EU QUE NÃO ENTENDO NADA DE CONSTRUÇÃO, ME CHAMA PRA CONSTRUIR UMA CASA PRA ELE?

O DIRETOR ATENTO, RATIFICAVA: TODO DIA É NECESSÁRIO SABER ARRUMAR A SUA CASA INTERNA, SE ALGO ESTÁ FORA DO LUGAR, É PRECISO REARRUMAR. SE HOJE NÃO SOUBE CONSTRUIR DIREITO, AMANHÃ NÃO VAI CHOVER, E ASSIM PODE-SE REAPRENDER A RECONSTRUIR.

CUIDE DA SUA CASA TODOS OS DIAS, DÊ-SE O MELHOR.

QUANDO A NOSSA CASA ESTÁ BEM ESTRUTURADA, NENHUM VENDAVAL PODE NOS ATINGIR.

OS TEMPORAIS SÓ EXISTEM PARA AREJAR O AMBIENTE, NUNCA PARA DERRUBAR CONSTRUÇÕES.

VOLTE A CENA, ACENE PARA A VIDA, AFINAL TUDO QUE INVENTEI, NUNCA FOI PARA SER UM ETERNO SECRETO SEGREDO SAGRADO.

O DIRETOR GERAL SÓ ALERTA PARA UMA COISA:

SENHORAS E SENHORES: LUZ, CÂMERA E AÇÃO.

PEDRO FERREIRA SANTOS (PETRUS)

15/01/24