O SAUDOSO NAVIO MARAGOGIPE !

O NAVIO MARAGOGIPE !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

"A BAHIA JÁ TEVE". TUDO QUE POR AQUI SE TOMBA, "TOMBA" MESMO.

DÁ PENA E DESGOSTO VER UMA IMAGEM DE UM NAVIO QUE EU TIVE O PRAZER DE VIAJAR PARA A ILHA NO INICIO DE 90, HOJE AFUNDADO NA BAÍA DE ARATÚ AQUI EM SALVADOR.

Navio Maragogipe está afundando na Baía de Todos os Santos. Finalmente eles conseguiram.

Devem agora estar satisfeitos agora. Comércio de sucata a vista !

O Navio Maragogipe que já foi o principal meio de transporte entre Salvador e o Recôncavo, está afundando na Baía de Todos os Santos. A embarcação, ancorada às margens de Aratu, virou e está com metade do casco encoberta pela água do mar.

O #AgonaNaBahia esteve no local onde está o Maragogipe e constatou que o casco está totalmente enferrujado, com muitas partes destruídas e enormes buracos por onde é possível ver o interior do navio. A operação para o aproveitamento, ainda como embarcação, parece inviável. Um funcionário de uma marina, vizinha de onde está o Maragogipe, disse que o fim previsto para o Maragogipe é a venda a um ferro velho. De fabricação alemã, o navio navegou por 35 anos, entre 1962 e 1997, na Baía de Todos os Santos. Antes das rodovias, a embarcação era vital para quem precisava locomover-se entre Salvador e as comunidades do Recôncavo, partindo de Maragogipe para Salvador, pela manhã, e retornando à tarde.

Com capacidade para 600 passageiros, o navio chegava a comportar o dobro disso na festa de São Bartolomeu, uma das mais tradicionais de Maragogipe. Alimentos e outras mercadorias também eram transportados por esse navio que cumpriu, assim, um papel importante para a economia regional. A embarcação possui 46,15 m de comprimento, calado de 2,35m e 364,7 toneladas de peso.

Como prêmio pelos seus servços prestados, o Navio maragogipe virou sucata.

Se fosse nos Estados Uniidos, a história desse navio super útil seria outra.

Mas, estamos no Brasil a terra do desleixo de tudo. Até do voto para presidente e governador !!!

JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 21/01/2024
Código do texto: T7981168
Classificação de conteúdo: seguro