INVASÃO DE DOMICÍLIO

Voltamos de viagem ontem a noite após mais de trinta dias fora. Chegamos cansados e após tomarmos banho, lanchamos e adormecemos.

O dia amanheceu nublado e logo começou a cair uma chuva leve.

É normal pela manhã escutarmos cantos de pássaros dada a proximidade de algumas amendoeiras no estacionamento e fora do condomínio. No entanto, hoje pareceu-me escutar canto de pássaro mais próximo como se algum estivesse dentro de casa.

Ao olhar para a janela notei algo diferente. Como iríamos viajar e a planta que estava na caixinha de terra colocada na janela havia morrido, preferi renovar o replantio ao voltar e deixei a caixa de terra na grade.

Para minha surpresa a caixa estava cheia de gravetos, fiapos, algodão e folhas secas. Deduzi logo que não estavam ali ao acaso. Engenhosamente entrelaçados imaginei tratar-se de um ninho. Como não havia sinal de estar ocupado no momento, peguei a caixa cuidadosamente, virei e vi maravilhado a obra da natureza em minha janela: Era realmente um ninho e havia lá dentro dois ovinhos. Fiquei fascinado e mostrei a minha esposa.

Logo virei a caixa deixando conforme eu a havia encontrado temendo que os pássaros estivessem próximos e eu não queria incomodá-los.

Ainda não sabemos que pássaros sao, mas a julgar pelo tamanho dos ovos e pelo formato do ninho não devem ser de grande porte.

Agora estou ansioso que apareçam para termos uma conversa. Ainda não decidi se configuro como invasores de terra, no caso seriam pássaros do MST, ou se simplesmente aceito de bom grado a invasão. Ainda estou pensando se seria o caso de cobrar aluguel e taxa de condomínio. Nesse caso, poderíamos fazer um acordo. Eu não cobraria nada e em compensação eles nos brindaram todos os dias com seu canto. E finalmente, quando os filhotes nascerem e eu me aproximar da janela eles me receberem efusivamente gritando de dentro do ninho: Tio! Tio! Tio!

Ah! Meu Deus! Seria a glória ser saudado assim pela natureza na janela do nosso apartamento.

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 23/01/2024
Código do texto: T7982873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.