O DIA QUE FIGUEREDO DISSE NÃO JOÃO HAVELANGE.

BONS TEMPOS EM QUE TINHAMOS HOMENS DIGNOS NA PRESIDENCIA. NEM FIFAs, CBFs, NEM RICARDOs TEXEIRAs MANDAVAM NO NOSSO FUTEBOL, E NO NOSSO TERRITÓRIO NACIONAL.

“Governo veta a Copa no Brasil”

De fato, naquela época dos “generais-presidentes” não abdicaram do bom senso em relação à pobreza do país, pois pobreza era de fato pobreza e deveria ser tratada como tal para erradicá-la, e dar um alento a nossa população dentro das possibilidades econômicas via orçamento público; e referente a isso o regime militar (1964-1985) fez muito,até desencadear a crise do petróleo no início da década de 80 do Século XX.

Já nos dias de hoje, “a tal pobreza mequetrefe (enxerida = intrometida)”, que permeia os discursos panfletários dos demagogos que pululam a Ilha da Fantasia, tem como fim único dar mais embasamento ao próprio discurso ideológico. O projeto de poder político, “panis et circenses” se alimenta da “pobreza mequetrefe”, feito parasita a esta, pois é nela que os porcos ideológicos do “discurso-panfletário-político-demagógico” chafurdam para se eternizarem no poder.

O Senador ACM na época Governador da Bahia, (o verdadeiro ACM) era contra totalmente uma copa por aqui no enquanto o Brasil estivesse fora dos trilhos.

Hoje, a tônica dos gestores é a seguinte: Enquanto houver pobreza e falta de cultura, sempre estaremos no poder e jamais voltaremos com cuecas e bolso vazios para casa.

Assim, professam “vida longa à miséria social, para haver vida longa ao “discurso-panfletário-político-demagógico”, que se encontra refestelado no poder, do poder, para o poder-mequetrefe-subdesenvolvido," distribuindo benesses, esmolas e outras facilidades, fechando escolas centenárias como a Escola Leopoldo Reis, o Getúlio Vargas o Odorico Tavares e outras instituições educacionais só aqui em Salvador. Deus nos defenda.

Assim, o dia 11 de março de 1983 o jornal Zero Hora de Porto Alegre (RS) publicou a seguinte manchete: “Governo veta a Copa no Brasil” . Foi decisão do Presidente da República, General-de-Exército João Baptista de Oliveira Figueiredo , que contrariou pedido da CBF e da FIFA. Achava ser gasto desnecessário!!! O João Havelange ofereceu a Copa do Mundo no Brasil e o General-Presidente Figueiredo lhe respondeu:

“Você conhece uma favela do Rio de Janeiro?

Você já viu a seca do nordeste?

E você acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”.

Eu lembro-me dessa matéria, havia lido desse jornal até de um colega da Philips do Brasil ainda aqui no bairro do Comércio em Salvador, eu morava ainda em Macaúbas, ele era vendedor e viajava muito para Porto Alegre, e tomavamos umas cervejas no bar Normalista no Barbalho próximo ao ICÉIA.

Para mim, Figueredo foi o melhor presidente que o Brasil já teve.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 01/02/2024
Código do texto: T7990109
Classificação de conteúdo: seguro