O DEPRECIADOR!(1)

                                                        Nem todo crítico é isso. Mas, com certeza, a maioria dos críticos possuem isso: O “DOM” IMPETUOSO DE DESACREDITAR E MENOSCABAR O TRABALHO DO SEU SEMELHANTE!

                                                          Mas, o ser humano em geral, independentemente da profissão tem muito disso: a capacidade de menosprezar e depreciar o trabalho alheio, somente assim para se entender por exemplo, como foi possível um VICENT VAN GOGH (2), autor de mais de DUAS MIL OBRAS DE ARTE, ter vendido apenas um “quadro” em toda a sua vida e para um irmão seu...

                                                           Somente assim, para se tentar compreender, porque um dos maiores gênios compositores da história da música, MOZART (3) ter morrido doente e miserável no mundo.  

                                                           Ou como foi concebível alguém como BEETHOVEN (4), além de ter morrido pobre, ainda ter ficado  “maluco” e cego. E se não o bastasse, ainda ridicularizado.

                                                           Foram os depreciadores que causaram e provocaram a morte de SÓCRATES (5), caluniando-o e de todas as maneiras criando-lhe “armadilhas”, para conseguir dar cabo de sua vida e no final, infelizmente, para o Filósofo,  o conseguiram!

                                                           Felizmente para a história e infelizmente para os depreciadores naturais, o legado daqueles que vieram ESCREVER SUA HISTÓRIA NOS ANAIS SOCIAIS, seus espíritos transcenderam e “sobreviveram a depreciação, a calúnia e a morte infamante” e entraram para sempre na história. Enquanto eles, nem seus familiares os tiveram mais em conta!

                                                           É certo que a Bíblia , por exemplo, guarda alguma lembrança do SUMO SACERDOTE CAIFÁS, um dos responsáveis pela trama que ceifou a vida do CRISTO. Isso, somente para provar o que pode fazer um homem por ambição, o que é capaz de fazer quando o fanatismo e o dom da depreciação lhe abunda a alma e convive em seu interior. Quanto aos demais... praticamente, foram apagados dos registros do tempo...

                                                           Algumas personalidades musicais também mais recentes,  desde o início tiveram alguma dificuldades, superaram e se tornaram imensamente famosos, superando tudo e a todos, como foi o caso, por exemplo de ELVIS PRESLEY!

                                                           Entretanto, outros, somente com grande esforço, conseguiram superar, se estabelecer e “vingar”, com muita dificuldade. Esse, o caso de JOHN, PAUL, RINGO E GEORGE!

                                                           Esses, cheios de sonhos e idealismo, após uma apresentação numa casa de shows, no Subúrbio de um bairro Inglês, foram “carinhosamente acolhidos”, pelo proprietário do tal estabelecimento com palavras para, praticamente, dar fim aos seus sonhos: “O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO TOCANDO?! VOCÊS NÃO TOCAM NADA! MUDEM DE PROFISSÃO! PORQUE VOCÊS NUNCA SERÃO NINGUÉM!”

                                                           Pouco tempo depois, dessas “enaltecedoras” palavras, surgia para o cenário musical, ”THE BEATLES”, o que prova, que às vezes, o DEPRECIADOR, ainda que contra sua própria natureza é o propulsor e impulsionador daqueles que um dia serão vitoriosos. Isso , em qualquer área de atuação!

                                                           Acredito mesmo, que no último caso mencionado, se entrevistassem PAUL MCCARTNEY hoje e perguntassem sobre àquela pessoa que lhes disse aquilo, creio, que  agradeceria! Pois, do contrário, permaneceriam sem objetividade!

                                                           Porque muitas vezes, palavras de carinho e de conforto, elogios de amigos e de parentes, ao invés de impulsionar uma carreira, criam sim, um ser humano acomodado! E é nessas ocasiões que o depreciador tem uma “grande função”. Sim, através de sua inevitável depreciação, conduzir pessoas que estão confusas, a reagirem e tomarem uma sábia decisão!

 

  1. DEPRECIADOR - Adjetivo substantivo masculino; que ou quem deprecia; desprezador, menoscabador.

- (2) VICENTE VAN GOGH - Vincent Willem van Gogh foi um pintor pós-impressionista neerlandês. Considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental, criou mais de dois mil trabalhos ao longo

- (3) MOZART - Wolfgang Amadeus Mozart; batizado Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart; Salzburgo, 27 de janeiro de 1756 – Viena, 5 de dezembro de 1791 foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico. Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância.

- (4) BEETHOVEN - Ludwig van Beethoven foi um compositor e pianista alemão. Ele é uma das figuras mais reverenciadas na história da música ocidental; suas obras estão entre as mais executadas do repertório da música clássica e abrangem a transição do período clássico para a era romântica neste gênero musical. Nascimento: dezembro de 1770, Bonn, Alemanha. Falecimento: 26 de março de 1827, Viena, Áustria. Influenciado por: Wolfgang Amadeus Mozart, Johann Sebastian Bach, Joseph Haydn, Georg Friedrich Händel, Friedrich Schiller.

- (5) SÓCRATES -  Sócrates foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental, é até hoje uma figura enigmática, conhecida principalmente através dos relatos em obras literárias. Nascimento: Alópece. Falecimento: 15 de fevereiro de 399 a.C., Atenas Clássica.

Livros: 100 citações de Sócrates: Recolha as 100 citações de, MAIS