Um dia conversei com uma senhora mais idosa, muito sábia, sobre as coisas que acontecem na vida da gente

Um dia conversando com uma senhora muito sábia, me deu muitos conselhos para a vida. Contei a ela que sentia muita dor no pescoço, nas pernas e nas costas, foi onde ela me contou como aliviar essas dores, isso tudo depois de eu passar por alguns tratamentos, muitas idas na farmácia, troquei a poltrona da sala e o colchão, fiz ioga, pilates, fisioterapia, massagens e indo em muitos médicos e a dor prosseguia como se fosse um peso, um fardo, muito desconforto no corpo, dores nas pernas, perdi muitas noites de sono, às vezes ficava difícil até de respirar.

Fui até a casa dela, uma casa simples e humilde, mas aconchegante por demais, lugar onde havia muitos livros espalhados pela casa, ervas de todos os tipos e vivia com o que lhe era necessário. Ela me falou que tudo isso acontece comigo porque eu carregava muita coisa dentro de mim... há muito tempo, sentimentos tristes, raiva, ódio, depressão, ansiedade, preocupações...

Ela soube disso apenas olhando para minha coluna tensa e comprimida, tudo isso com o toque de suas mãos velhinhas, enrrugadinhas e gastas do tempo, ela já sabia de tudo.

Essa espiritualizada mulher me falou muitas coisas, disse que eu carregava muita pressão, decepção e tristeza ao longo dos anos de minha vida, tanta dor e ressentimentos, pois carrega o peso do seu próprio corpo e espírito, e dos outros também.

E então, exalei todo o fôlego que vinha prendendo por mais de décadas... ela pegou nas minhas mãos, fez eu baixar as mãos, soltar meus ombros, levantar minha cabeça e ficou atrás de mim. Seus lábios se aproximaram de meu ouvido e ela disse suavemente:

- Nem tudo é culpa sua!

- Nem tudo é sua responsabilidade!

- Você não pode fazer tudo!

- Você não pode consertar tudo!

- Você não tem que aceitar tudo!

- Você não precisa resolver o problema dos outros.

- Você tem que saber dizer NÃO!

- Você não é responsável pela atitude dos outros.

- Lembre-se que a sua vida é só SUA!

Comecei a chorar muito, e ouve um momento em que pensei que fosse chorar sangue, de tanta dor que eu estava sentindo, era tudo ao mesmo tempo. Aos poucos meus ombros voltaram ao seu lugar, meu pescoço ficou mais leve, minhas costas se endireitaram como não acontecia há anos e ouvi meus ossos emitirem um estalo.

O peso do mundo havia descido dos meus ombros, o peso da dor do passado finalmente havia caído no chão...

Seus lindos olhos azuis me olhavam fixamente e então ela disse:

- Há dores que se carregam no coração e essas não temos como removê-las facilmente, aprenda a se livrar do passado, das mágoas, tristezas e decepções ou você vai acabar se afogando no futuro, e também entenda que a falta de perdão não dói mais do que aquele que não pode perdoar.

Seja feliz, esqueça as coisas ruins do passado, alivie sua vida, não queira resolver o problema de todo mundo, viva a sua vida, mande essa ansiedade embora, peça perdão, nossa vida é tão curta, aproveite cada momento e tenha muita calma na alma!

marcia jack
Enviado por marcia jack em 11/02/2024
Código do texto: T7996973
Classificação de conteúdo: seguro