RESOLUÇÕES DE ANO NOVO

Olá meus queridos leitores,

Estamos no momento de fazer as nossas resoluções de ano-novo, todos temos 365 dias novinhos pela frente, pra fazer tudo aquilo que não conseguimos antes e também pra tentar um monte de coisas novas. Seja na cabeça, na agenda ou numa folha em branco, todos planejamos alguma coisa pra esse ano que acabou de começar. As resoluções mais comuns são parar de fumar ou de beber, ou de comer doce, enfim, parar de fazer qualquer coisa que te faz mal. Eu sinceramente não entendo porque a gente se mata o ano todo e espera resolver todos os problemas no ano que vem!

Para que isso não aconteça comigo eu resolvi que terei uma única resolução de ano novo: PLANEJAR. Isso mesmo, vou planejar tudo, ou melhor, vou tentar né, porque planejar é ótimo mas não é nada fácil. A definição de planejamento na Wikipédia é: “um processo administrativo que visa determinar a direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado.

É isso que eu resolvi fazer, planejar para alcançar resultados, a médio e longo prazo. Nada de imediatismo!

Por exemplo, ao invés de parar de tomar refrigerante de uma vez por todas sabendo que essa resolução não vai durar nem 10 dias, vou planejar como eu quero que meu corpo esteja no ano que vem: magrinho e sem mais celulites. Assim eu me motivo e penso duas vezes antes de tomar um mega copo de coca-cola, que eu amo! Mas também não sofro pensando que jamais poderei fazer isso entende?

Ao invés de resolver fazer alguma atividade física, por imposição do ano novo, vou planejar minha saúde, vou planejar o que eu preciso fazer pra chegar nos 40 com cara de 30!

Outra resolução que faço todo ano e nunca consegui cumprir é parar de gastar com bobagens. De agora em diante vou planejar meus gastos, ter um limite pra gastar por dia, por semana e por mês. Assim eu posso continuar comprando minhas bobagens, mas dentro do meu limite que já foi devidamente planejado.

Na faculdade, vou planejar meus dias horários de estudo pra tentar parar de ficar estudando de madrugada e nos fins de semana, mesmo sabendo que às vezes isso é inevitável.

Como eu disse antes, não é fácil. Ainda sobre planejamento a Wikipédia afirma “O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação”.

E é exatamente isso que você sente quando resolve planejar. Durante o planejamento, você consegue perceber os prós e os contras das suas decisões e isso às vezes pode te confundir. Mas só no começo, porque como tudo na vida é prática, uma vez que você decide planejar, e persiste nisso, você se automatiza, consegue em 5 minutos, na sua cabeça, analisar prós e contras, e tomar a decisão mais certa.

Além de aprender a planejar tenho outro desafio que vem junto com essa minha resolução: não deixar que a minha vida fique chata diante de tanto planejamento! Porque existem coisas que se planejadas perdem a essência, deixam de ser surpresa e até de serem bacanas como deveriam. Você não planeja sentir saudades de uma pessoa querida, e fazer uma visita inesperada pra ela! Você não planeja andar na rua e ver alguma coisa na vitrine que é a cara de alguém que você ama e por isso você precisa comprar! Não se pode planejar um amor a primeira vista, um bom filme numa tarde de chuva de verão, um abraço apertado, um beijo, porque isso é sentimento, e sentimento não tem hora nem dia certo pra acontecer!

Bom, eu já comecei a minha resolução de ano-novo e tenho fé que até o final de 2008 terei aprendido muito com ela!

Faça você a sua, faça tudo aquilo que você sabe que te deixa feliz mas vive adiando. Planeje, seja simples e decido! Um super 2008 pra todos!

Errata: Na última edição do Jornal Ana Lúcia, no texto O mito da caverna, ocorreu um erro no momento de inserir o texto no Jornal, e alguns nomes saíram trocados. Peço desculpas a todos os meus leitores e também àqueles que tiveram seus nomes citados de forma errada. Os nomes corretos são: Paloma, Daniel, Stael, Andréia, Ivone, Taciana e Cibele. Um grande beijo e obrigada pela compreensão.

Dica:

Se você ficou empolgado com o lance do planejamento, recomendo as seguintes leituras:

Jornal ESTADO DE MINAS; Revista Você S/A; Revista Época ou qualquer outra publicação que te mantenha informado, assim você se atualiza e isso te ajuda a planejar e a tomar decisões.

E os sites: www.administradores.com; www.chaves.com.br (artigos ótimos sobre planejamento).