Memento Mori

Talvez ainda mais triste do que como algumas pessoas morrem, seja o modo como muitas vivem. Falta humildade de espírito, falta amor próprio e ao próximo, falta consciência de si mesmo e junto a isso sempre vem uma boa dose de esquecimento. Ninguém precisa se lembrar o tempo todo de que um dia vai morrer, mas é incrível como muita gente age como se fosse imortal. Políticos semideuses, autoridades que se enxergam acima da lei, ou mesmo pessoas anônimas, mas com uma intransigência e arrogância digna de reis e rainhas. Esses últimos são os exemplos mais comuns.

Quantas pessoas deixamos passar pela nossa vida sem que possamos lhes dizer o quanto elas são ou foram importantes pra nós ?

A gente às vezes ama mas não diz. Por quê? Medo de ser mal interpretado, de não ser correspondido. E talvez o que a outra pessoa mais precisa é justamente o que omitimos em fazer ou dizer. E a vida vai passando. Passam-se alguns anos e você olha pra trás e se assusta - "Será que fiz tudo da melhor maneira?"

Não adie gestos nobres, palavras positivas.

Independente da crença, religião, a morte realmente é a única certeza comum a todos. Escolha viver o mais intensamente possível e da maneira mais verdadeira que for capaz.

Amar de verdade, nunca é demais.