OS ATRIBUTOS DE UMA PESSOA INTELIGENTE

Qual seria a definição abrangente de uma pessoa inteligente?

Qual é, de fato, a essência genuína da inteligência humana? Reside ela na competência de um médico, no sucesso de um engenheiro, na habilidade de um advogado ou talvez no reconhecimento de um profissional destacado em sua área de atuação?

Rotulo tais características como "Inteligência Instrumental", uma virtude crucial na busca incessante pela acumulação de riquezas. No entanto, deparo-me com profissionais de destaque em suas respectivas esferas que mal folhearam dois ou três livros além de seu território de expertise. Quando decidem se aventurar em questões de arte, política e cultura, mais se assemelham a asnos e jegues emitindo opiniões.

Será que a inteligência humana se manifesta em figuras diversas, como um cantor de funk, um MC que amealhou milhões com uma música de origem duvidosa? Ou ainda no youtuber que acumula fortunas por meio de sua plataforma digital? E que dizer do coach que enriqueceu vendendo livros de autoajuda de qualidade duvidosa e de baixa complexidade intelectual? E que tal o vizinho que domina a arte de formatar computadores? Ou até mesmo o sobrinho de tenra idade, com apenas quatro anos, dotado da habilidade de manusear tablets com destreza?

Contudo, surge a questão: qual seria a definição abrangente de uma pessoa inteligente?

De acordo com o Dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), a inteligência é definida como a "capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão". Embora seja um ponto de partida, percebo que essa definição ainda carece de abrangência.

Características comuns em pessoas inteligentes incluem:

Possuir um repertório literário vasto (fomentado pela leitura);

Habilidade para utilizar esse repertório literário na construção de ideias originais;

Demonstração de boa percepção moral e ética;

Capacidade de duvidar de si mesmo;

Resistência à ideia de que um autor lido é definitivo;

Recusa em se posicionar como inquestionavelmente "do lado do bem";

Exibição de modéstia intelectual;

Admissão da possibilidade de estar equivocado;

Abertura para mudar de opinião quando convincentemente argumentado;

Manutenção de uma visão pessimista e crítica do mundo.

Estes são alguns atributos , portanto, que delineiam facetas que ultrapassam o âmbito profissional, englobando uma compreensão mais abrangente da inteligência.

O cientista formado em neurologia e psicologia, Howard Gardner e uma equipe de pesquisadores de Harvard dedicam-se ao estudo da Inteligência Múltipla. Exploram a ideia de que a inteligência abrange diversas competências, como as linguística, lógico-matemática, musical, corporal-cinestésica, espacial, intrapessoal e interpessoal.

A dimensão lógico-matemática, frequentemente associada ao raciocínio dedutivo e ao pensamento científico, recebe atenção, assim como a dimensão linguística, expressa na habilidade com palavras e línguas. A competência corporal-cinestésica se manifesta em atletas e artistas, enquanto a espacial é evidente em arquitetos e navegadores.

A musicalidade é considerada uma competência intrínseca, observada em diversas culturas e idades. A inteligência interpessoal revela-se na habilidade de se relacionar bem com os outros, enquanto a intrapessoal envolve o autoconhecimento e a gestão emocional.

Gardner enfatiza a importância de um desenvolvimento equilibrado de todas essas competências. Ele sugere que cada criança possui potencialidades em diferentes áreas e que a escola deve estimular o desenvolvimento global, incentivando interesses individuais e abordando deficiências de forma abrangente.

E você, distinto leitor, que atributos poderia agregar a esta árdua tarefa de definir o conceito de "Pessoa Inteligente"?

Professor Jeferson Albrecht
Enviado por Professor Jeferson Albrecht em 29/02/2024
Código do texto: T8009575
Classificação de conteúdo: seguro