A Tragicomédia do 'Pobre de Direita' – Entre a Burrice e a Alienação

A classe média brasileira, na melhor das hipóteses, não é exatamente rica. Se, porventura, sua renda mensal gira em torno de 30 mil reais , parabéns, você atingiu um patamar muito acima da média brasileira, mas ainda assim é pobre: Pobreza premium. Contudo, considere que, em apenas quatro meses sem renda, você estará numa situação lastimável, vivendo na merda.

Traçando uma linha na escala social, esse indivíduo está mais próximo de um mendigo do que de um milionário. Portanto, ser contrário a políticas públicas para os menos favorecidos e apoiar causas que beneficiam milionários é praticamente assinar um certificado de imbecilidade. E, sem entrar no mérito da alienação, já que você provavelmente não compreende o significado desse termo.

É interessante observar que o pobre no Brasil, muitas vezes, sente vergonha e desprezo pelos próprios semelhantes, autodenominando-se "pobre de direita". Certa vez, tive uma conversa com um garçom do Habib's (sim, eu frequento o Habib's) e o trabalhador temporário reclamou que a flexibilização da carteira de trabalho reduziu sua renda em 1200 reais. Atualmente, ele labora por 1600 reais mensais, e para acrescentar um toque especial à situação, se autodenomina evangélico bolsonarista de direita.

Professor Jeferson Albrecht
Enviado por Professor Jeferson Albrecht em 01/03/2024
Reeditado em 01/03/2024
Código do texto: T8010291
Classificação de conteúdo: seguro