A politicagem e as polêmicas

Estou desistindo de utilizar minhas palavras apenas com textos românticos e reflexivos que fazem alguém sorrir e se emocionar e outra pessoa debochar e descriminar. Eu gostaria de continuar fazendo textos brandos que me deixassem calmo e despreocupado com a horrível sensação de impotência que me mata perante os problemas que possuem solução e todos fecham os olhos. É muito fácil diagnosticar erros e apontar rumos, difícil é participar do jogo de idéias necessário para que a coisa pública ande. Digo isto porque estou diretamente envolvido em assuntos de relevância no cenário municipal, acompanhando tudo de perto, me animando e tentando compreender certas atitudes que normalmente consideraria erradas, mas que agora, por algum motivo, me parecem comuns. É engraçado como a vida toma um rumo que nunca esperamos e a forma como nos sentimos à vontade em um ninho de cobras. Engraçado também é comparar nossas atitudes antes e depois de integrar ou tentar fazer parte desta roda que se diz da alta sociedade, na realidade tudo isso é um saco, esse jogo de sorrisos falsos e promessas chulas.

Mas a vida nem sempre vai pelo rumo que imaginamos, se realmente nos importássemos com alguma coisa, talvez não houvesse lágrimas desnecessárias, e quem sabe as mentiras não existiriam. É tudo muito subjetivo, o mundo e a razão se confrontam com os dramas e a emoção, uma luta árdua onde não há um vencedor de direito, apenas a fatídica derrota da paz. Selar a paz entre questões polêmicas pode ser o maior acerto e o pior erro de alguém, principalmente desses pseudofamosos políticos. Neologismos à parte, na política a polêmica é o grande motivador para algumas linhas como estas. A minha preocupação com assuntos que não entendo completamente tem aumentado de forma considerável nos dois últimos anos, este país virou um puteiro e não estou usando nenhum tipo de metáfora. A facilidade com que tornam escândalos em algo trivial é o que há de mais nojento em tudo isso. Os imbecis aceitam a tudo e têm orgulho de se dizerem brasileiros, afirmarem que não desistem nunca só por causa de uma propaganda forjada, uma mentira em que acreditam porque a realidade se tornou tão amarga que parece sufocar. É impossível não mergulhar em ideais filosóficos ou mundos alternativos em que tudo dá certo e ainda não inventaram a falta de caráter e a corrupção, nem falsidades etc. O pior de tudo é que por mais itens que se lembre, sempre existe o etc. É um mundo sem fim o dos sem vergonhas, é uma caçada sem fim à esperança roubada. Parece que os brasileiros haviam conquistado a esperança antes do voto, mas ela foi desviada de seus cofres públicos e na hora de julgar quem o fez, todos ficaram do lado do ladrão. Virou polêmica? Claro, foi notícia um bom tempo. Grande coisa, ninguém dá a mínima se o mundo acabar embebido em sangue e manchado pela desonra. O que estamos fazendo de nossas vidas para mudar isso? Eu estou escrevendo, mas não sei até quando continuarei sem ser corrompido...