Gaviões da Fiel: Combatendo o fascismo bolsonarista ( I )

Na manhã de uma quarta-feira agitada (02/11/2022), a cidade de São Paulo se despertou com um episódio inusitado protagonizado pela famosa torcida organizada do Corinthians, os Gaviões da Fiel. Enquanto o sol começava a despontar no horizonte, os corintianos se preparavam para uma jornada rumo ao Rio de Janeiro, onde o Timão enfrentaria o Flamengo em um embate futebolístico de tirar o fôlego.

No entanto, o que deveria ser uma viagem comum para acompanhar o time do coração se transformou em um ato de resistência e defesa da democracia. Os Gaviões da Fiel foram vistos diante de bloqueios nas vias, promovidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, em meio a um cenário político conturbado após a recente eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.

Determinados a não se deixarem impedir por essas barreiras, os torcedores corintianos decidiram agir. Com coragem e determinação, furaram o bloqueio na Marginal Tietê, na noite anterior à partida, surpreendendo os manifestantes e liberando o trânsito na região da Ponte das Bandeiras. Em um gesto simbólico, estenderam uma faixa com a mensagem clara: "Somos Pela Democracia".

A jornada rumo ao Rio de Janeiro contínua na manhã seguinte, e os Gaviões da Fiel mais uma vez se depararam com um bloqueio, desta vez na rodovia Presidente Dutra, próxima a Jacareí. Sem hesitar, agimos rapidamente para dispersar os manifestantes e retirar os cartazes que pediam intervenção militar e atacaram os ministros do Supremo Tribunal Federal.

Assim, em meio a uma viagem marcada por obstáculos inesperados, os torcedores corintianos demonstraram não apenas sua paixão pelo clube, mas também seu compromisso com os valores democráticos e a liberdade de expressão. Os Gaviões da Fiel, sempre prontos para apoiar o Corinthians dentro e fora de campo, mostraram mais uma vez que também estão dispostos a lutar por um Brasil onde a diversidade de opiniões e o respeito às instituições democráticas prevalecem.

Professor Jeferson Albrecht
Enviado por Professor Jeferson Albrecht em 14/03/2024
Reeditado em 20/03/2024
Código do texto: T8019848
Classificação de conteúdo: seguro