Os desesperançados do mundo

Estava um amontoado de gente, todos com fome, mas, pra imaginar bem, aquela fome cruel que corrói o corpo terrivelmente, tudo o estômago, o cérebro, naquela ânsia de simplesmente comer um prato de comida. O corpo por falta dessas coisas simplesmente básicas, em muitos já se sentiam o pavor da desnutrição, nas mentes também, porque impossível não existir aquela raiva por haver tanto mal.

Eu chorei quando soube que até mortes pela fome teve naquele agrupamento, quantos pais sem nem um pão para os filhos. Não estou me referindo os lugares em que estão os países mais pobres do mundo. Nesses os pobres já adquiriram uma couraça contra as intempéries que os assolam continuamente. Refiro àquele aglomerado de pessoas que um dia não foram tão pobres, viviam comodamente nos seus lares, um dia talvez por estupidez, ineficiência do governo ou por pessoas maléficas, tiveram que abandonar tudo, escorraçados de seus confortáveis lares e saírem sem rumo. Incrível que mesmo assim imensidões de aproveitadores se enriquecem com esses infortúnios.

Alguns desses sofredores sem rumo clamam pelos quatro cantos do mundo:

--- o inferno deve ser mesmo aqui!!!

Eu tento pelo menos amenizar a situação dizendo:

--- ainda existem muitos demônios trazendo muito ódio e dor, mas ainda existem nesse mundo mesmo os anjos trazendo muitas esperanças por causa do amor.

Mas parece apenas algumas suaves brisas, porque as desesperanças estão a todo vapor.