Era da educação contemporânea.

Com as transformações sociais, culturais e tecnológicas cada vez mais céleres, a escola e a aprendizagem se revolucionaram, onde há novas possibilidades e desafios.   È certo que o ensino tradicional, hierárquico e conteudista não é o suficiente para haver a educação plena e que seja adequada para as necessidades de hoje, vivenciamos desafios num mundo mutante, instável e imprevisível.

A educação tradicional preparou escolas, educadores e alunos para um processo de aprendizagem passivo e hierárquico. Enquanto o professor ocupa a frente da sala, lecionando por horas, os alunos agem como receptores do conhecimento, fazendo alguns exercícios focados, geralmente, em ajudar a memorizar a lição.

A educação contemporânea busca romper com essa estrutura a partir de alguns objetivos essenciais.

Para começar, ela busca estimular o gosto pelo aprendizado, o que é algo perdido pela maioria dos alunos, que veem o ensino como um “mal necessário” e, ao mesmo tempo, entediante.

Através de metodologias dinâmicas, as tecnologias, a interação social e empatiaa são as principais características da educação contemporânea e que podem acender a paixão pela aprendizagem. Enfim, o reforço do elo que une docentes e discentes, pais e responsáveis para que a educação seja plena e um processo construído em conjunto e produtivo.

Um dos principais desafios da educação contemporânea é o fato de que educadores, alunos, pais e responsáveis ainda estão muito presos à ideia individualizadora e rígida do ensino tradicional. Isso dificulta uma verdadeira mudança e o desenvolvimento de alunos como seres humanos em toda sua complexidade.

Além disso, também é preciso superar a aversão que muitos alunos têm pela educação, vendo-a como uma obrigação rígida e desatualizada, sem conexão com sua realidade.

Para completar, a própria realidade dos alunos hoje está repleta de distrações. Fortalecer a educação contemporânea envolve incluir o ensino nos interesses desses estudantes. 

Então é por esse ponto que vamos começar nossas reflexões sobre como superar os desafios da educação contemporânea.

Primeiramente, devemos reconhecer que  os alunos hoje vivem com smartphones, conhecem as redes sociais desde a primeira infância e têm milhões de possibilidades que acabam tirando sua atenção do professor que leciona de forma discursiva na frente da turma. E, na contramão estão as escolas que proíbem o uso de celular em suas dependências.

O outro ponto é a desconexão com os desafios enfrentados por esses alunos em seu dia a dia — principalmente em comunidades mais pobres. As crianças e os adolescentes muitas vezes têm fome, medo e outras preocupações sérias que tornam difícil prestar atenção em uma aula de matemática em uma escola que não se preocupa com suas “necessidades reais”.

O caminho proposto pela educação contemporânea é levar a realidade — tanto a tecnologia quanto os desafios — para dentro das aulas. Abordar os temas que fazem parte da vida dos alunos e ajudá-los a se desenvolver nesse mundo.

Ou seja: é quebrar o muro imaginário entre os mundos “lá fora” e “aqui dentro”. A escola deve ser uma extensão da vida do estudante, preparando-o para lidar com a própria realidade com o conhecimento adquirido.

A aprendizagem adaptativa entende essa disparidade entre estudantes e propõe uma educação diferente, híbrida, usando a internet e os computadores para que os estudantes complementem o aprendizado em seu próprio ritmo.

Aplicar a educação socioemocional nas escolas é outra característica importante da educação contemporânea. Procura-se desenvolver a inteligência emocional.

Essa prática compreende ir além dos conteúdos, trabalhando também competências que ajudem os alunos a compreenderem suas próprias emoções e sentimentos, além de terem empatia pelos outros e atuarem em sociedade de maneira mais saudável.

Ou seja: é o desenvolvimento pleno da humanidade dos estudantes, de forma integrada aos conteúdos escolares tradicionais. A educação contemporânea busca favorecer um ensino da igualdade e do crescimento em comunidade. A inclusão é parte essencial desse objetivo, desenvolvendo um ambiente escolar muito mais acolhedor para todos.

O futuro da educação envolve, também, um trabalho mais eficiente na gestão, eliminando a perda de tempo com burocracias e trabalhos manuais e permitindo a atenção total no desenvolvimento do conhecimento e das trocas entre alunos, educadores, pais e responsáveis.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 29/03/2024
Reeditado em 21/05/2024
Código do texto: T8030165
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