UM PASTOR AMERICDNO,UM CORAL E UM CASAMENTO

Há algum tempo- entremeando momentos de meu trabalho de sábado, encontrei, no YOTUBE, um filme que me permitiu dar uma olhada numa Cerimônia de Casamento Real que aconteceu, em passado não tão distante, na Inglaterra.

Não sabia o nome do noivo e nem o nome da noiva. Isto é de somenos importância para mim.

A reflexão que me proponho a produzir e submeter a opinião dos meus amigos e de minhas amigas é que oficiando, religiosamente, a Cerimonia estava um Pastor Americano negro e que depois de finda a sua fala, sequenciou-o o som de um Coral de Vozes Americanas composto por homens e mulheres negras.

Tanto o pastor - na sua eloquência, quanto o Coral de Vozes - no seu lirismo e beleza, possuíam singular dignidade próprias dos Grandes Seres que, se encontram para fazer história.

Foi impossível conter a emoção!

Pois, lá no seio da sociedade que se considerava e se considera a mais nobre, a mais real, a mais singular estavam, como protagonistas e sendo ouvidos com o maior respeito e atenção, descentes diretos dos povos que, um dia foram. por esta sociedade, tornados escravos e subtraídos de suas liberdades, de seus destinos, de seus anseios, de seus sonhos e de suas vidas.

A minha emoção cedeu lugar a um grande sentimento de paz e de felicidade, talvez orgulho, pois vi naquele pregador e naquele coral retratados, milhares de avôs e de avós que, como a minha avó Maria Rosa Menine Machado, eram descendentes de escravos e, traziam no olhar um certo ar de tristeza que eu nunca consegui explicar....

O protagonismo do Pastor e do Coral, não era a cena da mera presença, na casa grande, para alegrar os senhores.

Se expressavam e se sobressaiam pela felicidade das expressões, pela beleza dos semblantes, pela dignidade das palavras, pela harmonia das vozes e pela profundidade dos conteúdos.

Resta-me, somente, a certeza concreta de que ” O Coração do meu povo que foi tão espezinhado outrora, bate junto, livre e, na mesma sintonia, com todos os corações, agora”.

(Recanto da Ana e do Erner, 30.03.24- Capão Novo)

ERNER MACHADO
Enviado por ERNER MACHADO em 30/03/2024
Código do texto: T8031084
Classificação de conteúdo: seguro