Lembranças

Há muito tempo!! Lembrança de minha pessoa no colo de meu vovozinho, observava tudo!! Era uma festa de Congado, várias pessoas com seus instrumentos musicais. Cantavam e dançavam. Eu bem novinha não entendia nada, só comecei a entender depois de estudar as culturas brasileiras;

Outra lembrança, me dá até água na boca. Lembro de minha vó fazendo angu mais durinho, depois fatiava, passava sal, colocava na chapa do fogão à lenha, era uma gostosura!! Todo assadinho.

Lembro da mamãe fazer um bolinho de chuva, que nunca

mais comerei, naquela época faltava quase tudo, lembro dela raspar o resto da farinha de trigo, um pouquinho de açúcar, mas faltou leite, ela então fazia com água.

Minhas papilas gustativas eram aguçadas, comia como se fosse um manjar.

Lembro que ganhou uma maçã, rara naquela época, dividiu em quatro partes, guardou um pedaço para papai, que estava no trabalho, assim ensinou a importância de dividir, compartilhar.

Não faltava nada para nós, dava até para dividir com os vizinhos, era como o poder da multiplicação dos pães.

Lembro como se fosse hoje, papai cavava os alicerces de nossa casa, fazia com uma forma, tijolo por tijolo, eu muitas vezes ajudava a tirar o excesso de terra das valas, mas nunca esqueci do mal que ele passava ao enfrentar o sol escaldante e de uma noite sem dormir. Posso dizer nossa casa é literalmente: Sangue de papai.

São lembranças que nos fortalecem e nos ensinam a valorizar a família.

Maria Mata
Enviado por Maria Mata em 30/03/2024
Código do texto: T8031393
Classificação de conteúdo: seguro