TRAIÇÃO

A palavra de hoje foi pedida por uma amiga, depois de muita conversa sobre o assunto. Várias considerações, vários argumentos, várias explicações e muitas justificativas, mas nada convencia e nem satisfazia a curiosidade e, digamos, a insatisfação por nada do que foi conversado tê-la feito entender porque há a tal traição. Então ela me pediu para que eu escrevesse sobre traição, e eis-me aqui escrevendo sobre essa palavra que é muito dita, muitíssimo praticada, e infelizmente pouquíssimo entendida e muito mal esclarecida.

Quando nos referimos a traição, imediatamente nos vem à cabeça, ao pensamento homem traindo mulher e mulher traindo homem nos relacionamentos amorosos. Mas, na verdade existe traição em todos os âmbitos de nossa vida, em todos os ambientes, em todos os tipos de relacionamentos: é no amoroso, é no trabalho, é na escola, é no grupo de amigos, é na família entre os próprios membros, enfim, por onde se anda, por onde se frequenta, por onde se relaciona com outra ou outras pessoas, estamos sujeitos a sermos traídos, ou seja, sofrermos uma traição. Nem sempre acontece - será?, ou a frase seria: Quase sempre acontece.

Onde há relacionamento entre pessoas, seja entre homem com mulher, mulher com mulher, homem com homem, quase sempre, pra não ser tão negativo e dizer apenas sempre acontece, a traição, porque ela surge de um descontentamento, de uma frustração, de um desentendimento, de um desgosto de uma das partes e assim, causando aquela insatisfação por ver a relação que parecia ser duradoura, perene, eterna, verdadeira e inseparável, ruir por um motivo muitas vezes incoerente, desnecessário, inverossímel. Mas aconteceu, e o abismo, para quem está se sentindo traída, surgiu à sua frente mas não quer acreditar no que está acontecendo, ficando estupefata, estarrecida e amedrontada com os fatos - grande parte por não esclarecer a veracidade deles, o abalo é tão grande que nem passa pela cabeça conversar, dialogar para saber direto da pessoa que a traiu o que de real aconteceu - e já partindo para a ação de desmazelo total, auto destruição, auto flagelo, auto piedade e principalmente auto estima desfeita e arrasada.

A traição acontece quando uma das partes não está satisfeita com a outra. Isso acontece á medida que a relação vai se desgastando pelo tempo de convivência. Essa situação é geral: no amor entre namorados, entre casados; no trabalho entre colegas, entre chefias; entre colegas de estudo; entre irmãos, entre pais e filhos e assim vai, em todas as instâncias e em todas as querências. Não existe uma que se escape, em todas vai haver a insatisfação e de uma forma ou de outra; uma pequena ou imensa traição, uma uma fraca ou forte traição, uma mínima por picuinha ou uma máxima por algo realmente grave. A traição acontece porque a insatisfação nos leva a pensar coisas ruins, coisas negativas, a não ver e pensar com clareza as coisas e tomar, precipitadamente conclusões. Própria do ser humano, a insatisfação é privada, é particular, de cada um, que explode lá de dentro e respinga causando danos com quem nos rodeia, com quem faz parte do nosso meio. A insatisfação é consigo mesmo, mas a pessoas tem que atribuir ao outro o que ela não aceita que seja dela, e assim, passa a bola, passa a vez, ou seja, passa a culpa para o outro atribuindo milhões de considerações e argumentos para concretizar o que quer que os outros pensem, não de si, mas do outro, fazendo-se de vitima e condenando o outro, fazendo o outro ser o réu da situação.

O que citei acima pode ser facilmente exemplificado por quem está lendo, sempre há um exemplo, em todos os âmbitos de convivência que já tivemos. Basta ler e lembrando casos e mais casos. Há pessoas que traem porque gostam de trair, faz parte do caráter (mal caráter, diga-se de passagem), da índole.

O difícil é a pessoa aceitar que foi traída. Para ela se sentir bem, não cair na bancarrota, então repassa as responsabilidades, mesmo sabendo, e as pessoas sabendo, que a culpa - se é que há culpa de alguém - é toda dela, mas enquanto houver consciência disso, vai continuar no próprio engano, e assim sem paz alguma de espírito, porque ele, o espirito, sabe, mas cabe à pessoa mudar, reverter a situação, dar a volta por cima, se assumir e mudar sua maneira de agir, de falar, de ser, para consigo mesma e principalmente com a outra pessoa. Já falei em outro texto sobre vitimização e abordei mais ou menos esse assunto - parar de se vitimizar, levantar a cabeça, botar a consciência no lugar e partir para uma melhor. Se o marido te traiu, que é o caso de maior problema entre todos ( quando se trata de amor, coisas do coração, a coisa é diferente e bem profunda e atinge todas as áreas da vida da pessoa) te avalia, te analisa, começa a ponderar todos os teus pontos fortes e teus fracos, o porque esses pontos fortes não foram suficientes para manter a relação? Quais os pontos fracos que fizeram com que a relação ruísse? Faça uma listagem, anote, e argumente - fazia essa dinâmica em palestras, cursos, chamava de FOFA(Fortes = Oportunidades, Fraços = Ameaças) em inglês SWOT, mas sempre preferi usar em português, para encontrar e solucionar problemas e o resultado era muito positivo sempre - assim pode ser contigo também. A partir do momento que a pessoa se conscientiza de que algo pode e deve ser mudado, já começa a melhorar a situação. E fazendo essa análise, vai esclarecendo tudo o que tem impedindo. Vai se sabendo os motivos da traição, vai se sabendo o que se pode fazer para tentar, quem sabe, reverter a situação - se for possível e se vale a pena, pois o estrago pode ter sido tão forte, com cicatrizes profundas que não há possibilidade da volta - e assim, pelo menos amenizar o sentimento de perda, o sentimento ruim que tem dentro de si mesmo. Mas, para dar certo, tem que haver sinceridade consigo mesmo, não adianta tampar o sol com a peneira, os raios vão entrar e queimar do mesmo jeito. Então seja honesto consigo mesmo, e te analise para saber o porque houve a traição. Ninguém trai à toa. Sempre há uma traição porque algum bom motivo houve.

Durante meu tempo de professor, muito agi como psicólogo, pai, amigo, confidente, e isso me comprazia e me compraz muito em lembrar. Muitos casos ouvi e sempre dizia para a pessoa se auto analisar e pensar que se aconteceu é porque teria que acontecer, e há o ditado que diz há males que vem para o bem, e como todo ditado, é verdade.

No amor, o homem trai a mulher, ela muda, ela emagrece, ela muda o modo de ser, de vestir, de falar, pinta cabelo, se rejuvenesce, se resplandece, começa a brilhar - embora lá dentro esteja na escuridão total, nas trevas - mas só em estar se mostrando melhor vai fazendo com que outras pessoas a olhem diferente e isso vai levando a luz, a claridade para dentro de si também e aquele tempo de luto por ter sido traída, vai sendo substituído pelo tempo de fulgor, de chutar o pau da barraca e sair para o mundo aprontando e fazendo coisas e mais coisas - daí vem o cuidado, pode acabar se dando mal e o que era para ser bom acaba prejudicando, se não houver consciência e pé no chão -, vem o cuidado para não confundir liberdade com libertinagem - pode fazer as duas coisas, moderadamente - e ao invés de se mostrar pra cima, como se tivesse saído da pior o que mostra é o contrário. O certo que se tem a pensar, embora saiba ser difícil é que a vida continua. Acabou o ciclo e vamos para o próximo. Vamos ficar tudo bem, vamos ficar sempre de boa.

No trabalho, quando um colega o trai, em qualquer situação para subir de cargo, ou rouba tuas ideias, ou qualquer outra situação, o ideal é esclarecer, falar com a pessoa e não ficar aniquilado num canto, chorando e se fazendo de pobre coitado. Tem que se mostrar, tem que levantar a cabeça e mostrar pra si mesmo e para todos que tem condições e ir em frente. Nas empresas a disputa é acirrada e muito desleal, nem sempre os melhores, os mais capacitados, os mais interessados, os mais inteligentes, os mais trabalhadores chegam lá, mas aqueles aproveitadores, bajuladores, oportunistas e desleais parecem terem mais chances. Sempre dizia a quem me perguntava o que fazer, simplesmente dizia que não era ainda a sua vez, ou que a empresa não o merecia. Acredito muito na hora certa das coisas. Creio que tudo acontece no momento que tem que acontecer, não o nosso momento, mas o momento que Ele quer que aconteça para nós. Muitas pessoas alcançam cargos elevados e a soberba toma conta e eles esquecem que um dia foram subalternos, mas a queda vem, nem que seja espiritual, que é a pior de todas quedas.

Na escola, faculdade, na fase que estamos estudando quantas vezes fizemos trabalhos para colegas folgados e que até tiravam nota maior porque tinham letra mais bonita, porque eram puxa sacos dos professores(as). Uma coisa que sempre procurei é ser justo com meus alunos, pensando exatamente nas tantas injustiças que fui acometido no tempo de estudante. Sempre tive facilidade de gravar nomes e rostos de pessoas então procurava conhecer meus alunos e sabia exatamente quem tinha feito os trabalhos. Foram várias situações que peguei casos de alunos copiadores. até que mudei a estratégia, comecei a exigir uma introdução nos trabalhos e uma conclusão, e pronto, resolvi tudo. E eu lia tudo, mesmo que fossem centenas de trabalhos e avaliações. Certa vez num trabalho de contabilidade para o Técnico em Informática, eram 20 perguntas teóricas. 26 trabalhos. 23 exatamente iguais, mudaram apenas as fontes e as cores da impressão tentando me enganar. Peguei o trabalho de quem tinha feito (conhecia cada um), tirou 8,4 e dividi por 23. Na hora de entregar ele achou injusto o que fiz com ele então lhes disse: trabalho compartilhado, nota compartilhada, nada mais justo, não acham? Nunca mais aconteceu e já foram avisando aos outros de outras turmas. Isso é uma traição pois dava total liberdade para eles fazerem os trabalhos, que era o crescimento deles, mas mesmo assim não faziam.

No grupo de amigos, a traição rola solta quando se trata, principalmente de namoro, sempre rola as tretas. Os falatórios, por mais amigos que sejam sempre tem os preferidos, os com mais afinidades e assim as coisas vão se desenrolando. Muitas amizades são desfeitas e ficam uma vida toda, outras ficam por um tempo, mas depois os laços falam mais forte e mais altos e a amizade volta mais reforçada. e duram uma vida toda.

Na família, a traição acontece muito, embora não seja vista desta forma, mas é uma traição, a partir do momento que tu não confia na outra pessoa que é teu irmão, irmã, prima, primo, tio, tia, pai e mãe, vô e vó, é uma traição. Existem as afinidades e muitas vezes essas afinidades fazem as famílias se separarem e viverem alguns momentos de rusgas por ciúmes, inveja, carência, necessidade. os pais amam seus filhos de forma igual, mas tem as afinidades de espírito, de alma que são claras demais, mas cabe aos pais conseguirem diminuírem as preferências e fazer com que não seja tão claro para que não prejudique os outros.

Traição é traição. É o ato de trair alguém, perder a confiança, a credibilidade. Seja qual for o motivo, vai ser traição. E sendo traição a cicatriz vai ser eterna. É como uma marca feito a ferro e fogo. Por mais que haja perdão e tentem voltar ao normal, jamais isto acontece, porque o perdão não deixa cair no esquecimento mas deve cair na insignificância. Só assim para que a relação possa voltar a ser possível, mas jamais a mesma coisa.

O melhor é não trair, mas... Você já traiu? Sabes o motivo? Muitas vezes é tão fútil o motivo que o arrependimento é maior do que a própria traição, não mesmo? Traiu mas não ficaram sabendo? Melhor ainda. Deixa assim..