“OS BUNKERS (1) DA NORMANDIA!”(2)

Impossível observar àquelas construções, seja pessoalmente ou por meio de fotografias e não sentir um ligeiro estremecimento...

Construídos praticamente às pressas pelos emissários de Adolf Hitler, semelhantes construções, erigidas ainda, apesar das intempéries , dos anos que se passaram significam muito ainda para o futuro da humanidade...

Época sombria em que o poder das armas, falava mais alto que o poder da palavra, no fim da II Guerra Mundial, muito sangue fora derramado em vão. A diferença para o que ali ocorreu (Na Europa) e o derramamento de sangue que alguns países isoladamente insistem em conflitar, é justamente porque o mundo os observa estupefatos (o que ocorre na Ucrânia e na Faixa de Gaza) , ainda, à parte!

Salvo a sanha golpista que anima pessoas como Vladmir Putin; Benjamin Netanyahu e pessoa do estilo de Jair Bolsonaro, é simplesmente o desejo de dominarem tudo, sem condições de cuidarem sequer de seus cônjuges, mas, esse anseio de serem “deuses”, os deixa como simples fanáticos e sedentos de morte, no mundo. Na verdade, apesar de seus esforços , ninguém lhes presta muita atenção... diferente da época em que o Nazismo em curso, tinha na Guerra a sua sobrevivência, sua paixão , etc., e destinavam toda sua emoção para viver e sobreviver...

Eis porque, particularmente ali no extremo da Normandia, próximo a um litoral Francês, onde na verdade, houve o desembarque das Tropas Aliadas, particularmente no chamado “Dia D”, para combater a supremacia Alemã, depois de ferida de morte a do Japão, que erigidos rapidamente, aquelas fortalezas, ainda de pé, representam tudo de ruim que Hitler e seus aliados significaram e isso, incluía também o chamado “duce” (líder) italiano, Benito Mussolini...

Por isso, observando, quatro daquelas construções, ainda com seus canhões apontando para um inimigo imaginário, dá, para se ter uma ideia, da grande pretensão do ditador alemão, que aliás, nem o era e sim austríaco, construindo em território alheio (francês), aquilo que poderia impedir (segundo ele imaginava) o avanço das tropas inimigas!

São sim, amostras de um passado distante , não muito distante assim, que causam arrepios num ser humano relativamente coerente, não daquele por exemplo, que foram ter lá em Brasília, sob o comando de um lunático, tentar estabelecer à força , um regime militar, através de um fantasioso, Golpe de Estado!

Em qual País do Mundo, à ascensão de militares ao comando de alguma Nação, dera certo?

A única Nação que vivera assim séculos, mas, que no final decaiu totalmente, restando somente sombras do que fora no passado, fora justamente a Itália, a antiga capital do mundo e hoje, somente, mais um país desenvolvido e só!

A impressão que se dá ao contemplar tais construções é que, “fantasmas revoltos”, ainda habitam o local, sedentos de sangue e ansiosos para a continuidade de uma guerra... que assim, de maneira nenhuma Não o será...

==========================================================

(1) Bunkers: FORTIFICAÇÕES - estrutura ou reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo, construído para resistir aos projéteis de guerra.

==========================================================

(2) Normandia (Normandie) : A Normandia fica na Europa, no noroeste da França, e se divide em cinco condados: Calvados, Manche, Orne, Eure e Sena-Marítimo. Primeiramente, a região foi ocupada pelos celtas. Depois, na época de Júlio César, foi invadida pelos romanos.