Aqui é a NÓIS-QUIPE!

"Presidente Prudente, 16 de maio de 2023.

Sejam todos benvindos à Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Presidente Prudente.

O principal objetivo do Programa de Regionalização da Saúde consiste, além de melhorar a eficiência do gasto público, em ampliar a oferta de serviços, reduzir as filas e, especialmente, garantir o acesso aos serviços de saúde de forma igualitária aos usuários, que hoje precisam se deslocar a municípios distantes, em busca de atendimentos especializados. É esse o prélio que começamos a enfrentar aqui, nesse encontro!

Por isso, o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente não pode deixar de agradecer, imensamente, a presença de cada um de vocês aqui, hoje. A você, que se sensibilizou com a iniciativa, apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde, de desencadear esse Movimento de Regionalização, que agora abre sua primeira oficina: para pensar e repensar a Saúde, com a finalidade precípua de impactar positivamente as ações desenvolvidas e os serviços prestados à população.

Este Departamento Regional de Saúde externa seus agradecimentos, também, pela honraria concedida e pela confiança depositada para sediar a primeira etapa dessa caminhada.

E, para nos revestirmos de ânimo, coragem e determinação para realizar tão hercúlea tarefa, lembremos de Lao Zi: 'Ao final de uma caminhada de dez mil léguas, é imprescindível reconhecer a fundamental importância do primeiro passo.'

E para os momentos em que as adversidades parecerem insuperáveis - eles virão, inevitavelmente - o alento e o incentivo das palavras de Agostinho de Hipona: 'Faze o que podes e reza a Deus pelo que não podes, para que Ele permita que o possas.'

Mais uma vez, o nosso muito obrigado a todos!"

Essa foi a abertura do evento! Ficou maneira, né? Mas pra chegar até aí...

Foi preciso começar do nada! Presidente Prudente foi escolhida pra sediar a primeira Oficina de Regionalização da Saúde e o Departamento Regional de Saúde XI, incumbido de planejar, elaborar, organizar, estruturar, desenvolver e executar, fazer acontecer só...TUDO!

Sem referência, sem modelo, sem nenhuma experiência antecedente, exitosa ou nem tanto, pra poder replicar ou pra aprender e buscar alternativas. Pressão? Zero! Tensão? Zen! Só que não, né?

E pior: caminhando contra o tempo, sem lenço pra enxugar as lágrimas! Fazer o quê quando nem ao pranto é permitido transbordar? Engolir o choro, ué! Entrar em campo e jogar o jogo! E foi aí que o time do DRS XI fez a diferença!

Sabe aquela coisa de matar a bola no peito, colocar no chão e sair tocando pra frente, com garra e categoria, enfrentando cada dificuldade, driblando cada imprevisto, superando cada obstáculo, agregando dons, vocações e habilidades individuais pra formar um conjunto proativo, confiante, vencedor, imbatível?

Pois é! Foi cada um e todo mundo, entregando nada menos do que cem por cento de seu potencial, fazendo de tudo um muito pra coisa dar certo!

Articuladores da Atenção Básica se desdobrando pra movimentar Prefeitos e Gestores de Saúde dos Municípios, membros dos Comitês Intergestores Regionais no máximo empenho pra delinear os eixos a serem trabalhados, a galera do Centro de Gerenciamento Administrativo e do Núcleo de Administração Patrimonial moendo a farinha pra pensar e materializar, na velocidade da luz, toda a infra necessária pra Oficina acontecer efetivamente, o pessoal do Centro de Planejamento e Avaliação e do Centro de Credenciamento, Processamento e Monitoramento das Informações abraçando o cadastramento dos participantes, as meninas do Núcleo de Organização das Redes de Saúde e do Núcleo de Convênios de concierge das autoridades! Teve até Zé Cutivo que virou Mestre de Cerimônia!

E, falando no evento em si, tem que respeitar e aplaudir em pé o trabalho impecável do Bonde do Cerimonial, formado pelas divas do Núcleo de Recursos Humanos, da Ouvidoria e do Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS. Fizeram “O EVENTO!”

E não é por nada, não! Mas, assim, na boa: já na estreia das oficinas, a gente deixou o sarrafo lá na estratosfera pras próximas!

E olha que o elogio veio lá do alto também: do Coordenador de Regiões de Saúde, que na véspera tinha até dado pra gente o privilégio da tolerância em caso de eventuais lapsos e deslizes, justamente por se tratar da conferência inaugural.

Modéstia à parte, a gente nem precisou se valer da margem de erro! Irretocável: palavra que se repetiu nas devolutivas dos municípios e da própria Secretaria de Estado da Saúde e virou música pra gente! A melhor trilha sonora pra retratar o sucesso da empreitada...

Qual sinfonia, que resulta em espetáculo perfeito somente quando se unem, pra valer, os talentos de cada um dos artistas de extrair de cada instrumento o som único e essencial pra tornar pleno e realizado o conjunto da obra!

Ah, menos né? Que também não da pra sair tudo tão absolutamente perfeito assim, com esse verniz todo que a gente tá passando aqui!

Claro que acontece muita coisa fora da curva numa convenção de grande porte e a gente acaba tendo que se virar nos trinta pra desenrolar os perrengues.

Agora, passar recibo de que a gente teve que apelar pra gambiarra? De jeito nenhum! A gente executa o Protocolo STA - Solução Técnica Alternativa - pra resolver todo e qualquer tipo de contratempo que porventura se aventure a contrariar nossa vontade de fazer tudo dar certo!

E foi bem assim mesmo que a gente performou! E, claro, seguindo sempre a batuta da Diretoria Técnica de Saúde, que não perde oportunidade de expressar sua confiança, reconhecimento e gratidão à equipe! Equipe? Ah, aqui é um pouco mais! Aqui é a NÓIS-QUIPE!

É nóis qui pega firme no serviço todo santo dia pra planejar, elaborar, organizar, estruturar, desenvolver e executar, fazer acontecer só...“A SAÚDE!”

Pensando bem, no fim das contas, a Oficina de Regionalização serviu pra levar a gente a refletir, pra tirar a gente do automático, dos corres que todo dia a gente tem que fazer, dos incêndios que todo dia a gente tem que apagar, que acabam fazendo com que a gente perca um pouco a noção do verdadeiro sentido do nosso trabalho.

A Oficina serviu pra demonstrar a relevância do que a gente, como servidor público - e mais ainda, como servidor púbico da Saúde - faz: concentrar o melhor de cada um num esforço coletivo pra atingir o objetivo comum de promover o bem de todos!

Acabou que a Oficina se revelou “só” uma modalidade diferente dos desafios que a gente encara cotidianamente e, justamente por se desviar da rotina, escancarou pra gente mesmo o que a gente vive e o que a gente é: nós somos “A Cara do SUS!”, nós somos os “Caras do SUS!”

"Presidente Prudente, 27 de fevereiro de 2024.

Sejam todos benvindos à 2ª Oficina de Regionalização da Saúde - Macrorregional de Presidente Prudente.

O Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente expressa seu profundo agradecimento a todos que, mais uma vez, atenderam ao chamado para mais essa etapa do Projeto de Regionalização da Saúde, de iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo."

Pois é! Rolou continuação! E a gente teve que planejar, elaborar, organizar, estruturar, desenvolver e executar, fazer acontecer só...TUDO DE NOVO! Bora lá botar a NÓIS-QUIPE em campo mais uma vez!

Tá certo que a gente já tinha na bagagem a experiência da primeira oficina, mas o frio na barriga é o mesmo! E olhe lá, que de repente é até maior! É que, por ter dado tão bom naquela, a gente acaba se impondo a obrigação de, pelo menos, igualar o desempenho nessa...

E é justo aí que o bicho pega! Porque fazer tudo de novo é muita coisa e a chance de alguma coisa dar errado acaba ficando enorme. E pior que não foi só tudo de novo: foi tudo e mais um pouco! Então, se de repente pinta algum B.O., toca acionar o Protocolo STA!

É que dessa vez a formatação do evento teve algumas alterações, por conta da celebração, entre o Governo do Estado e os 45 municípios que constituem a Rede Regional de Assistência à Saúde de Presidente Prudente - a RRAS 11 - do Termo de Acordo e Compromisso de Gestão Regional da Saúde, com objetivo de formalizar a cooperação técnica entre as partes - Estado e Municípios - visando organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada para garantir, à população, a integralidade da assistência à saúde, em consonância com os princípios constitucionais do SUS.

Bonito, né? Mas, e pra sair do papel? E pro acordo e compromisso se materializarem, virarem saúde de verdade lá na UBS? Precisa de que mesmo?

Essa foi a parte boa do combinado! Porque ficou registrado, nesse mesmo documento, o aporte, pelo Governo do Estado, de recursos adicionais ao custeio das ações de assistência à saúde, da ordem de aproximadamente R$ 3.000.000.000,00!

É isso mesmo! Três bilhas pra saúde, investidos em dois programas: o de Incentivo à Gestão Municipal (IGM-SUS Paulista) e Tabela SUS Paulista.

É grana, hein? Mas é o combinado, acordado e compromissado! E o que é combinado, a gente sabe: não sai caro! Só caprichar na gestão...

Opa, iniciativa válida demais! Mais que necessária! Providencial! Confortadora! Principalmente pros Gestores Municipais de Saúde, que tiveram a oportunidade de dar seus testemunhos do que vivenciam todo santo dia!

Cidades pequenas, todo mundo é parente ou conhece os Secretários de Saúde desde sempre, todo mundo sabe onde eles moram, todo mundo tem os números dos telefones deles!

Esses caras não tem um segundo de descanso na vida! Pra eles não existe horário de entrada e saída da Secretaria! Pra eles não existe sábado, domingo, feriado! O expediente deles é ininterrupto, jornada de simplesmente 24 horas por dia, de segunda a domingo!

Sempre tem alguém passando mal, precisando de atendimento de urgência e emergência, sempre tem alguém em risco de morte, precisando de transferência imediata pro hospital média e alta complexidade, sempre tem alguém precisando de vaga, sempre tem alguém precisando...

E esses caras vivem o tempo todo a angústia de não poderem contar com os recursos humanos e materiais suficientes pra dar soluções eficientes, eficazes e dignas pra situações que não admitem soluções que não sejam eficientes, eficazes e dignas!

Aí, quando aparece uma iniciativa que cria uma expectativa de transformação dessa realidade desoladora, eles confiam! Pulam de ponta! E a gente também! A gente não perde a esperança nunca...

E nem tem como! É que a Providência tá sempre agindo, tá sempre dando um jeito de não deixar a gente esmorecer! E dessa vez foi de imediato: em plena sessão-desabafo, em meio a toda aquela sofrência, também teve declaração que tocou o coração da gente: todos os Secretários de Saúde fizeram questão de expressar a importância do suporte do DRS XI toda vez que a coisa entorta de vez e a única saída é juntar as forças pra matar o leão!

Então, pra mostrar que a gente - Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente - tá sempre fechado com eles, a gente preparou uma singela homenagem meio que de surpresa, na retomada pros trabalhos do período da tarde, pra eles sentirem que o idealismo, o esforço e dedicação deles - e nossos e de todos os servidores da saúde - não tão sendo em vão...

"Boa tarde a todos! Esperamos que todos tenham tido um excelente almoço e estejam bem dispostos para o prosseguimento das atividades!

Segundo o Protocolo da Oficina, o próximo tema a ser abordado é o Processo de Pactuação nas Comissões Intergestores Regionais e a Implantação do Comitê Executivo de Governança da Rede de Atenção à Saúde.

Aproveitamos para admoestar, aos diletos participantes deste insigne evento, que recostar-se nos braços de Morfeu denota a eiva dos langorosos! No popular, dormir é para os fracos!

E aqui não tem ninguém fraco porque todo mundo aqui é Trabalhador-SUS! E, falando em Trabalhador-SUS, a gente gostaria de compartilhar um causo acontecido na Primeira Oficina de Regionalização da Saúde, realizada em maio do ano passado. Só que não pode cochilar no meio do narrativa, senão a gente chora...

Foi na hora do almoço! O Aristeo, nosso Articulador da Atenção Básica, encontrou um cartão de banco e veio trazer pra gente fazer o serviço de utilidade pública: devolver a paz ao coraçãozinho da pessoa que o havia perdido...

Mas o pior é que já não tinha mais ninguém no Auditório! Todo mundo já tinha saído pro almoço! E aí é que veio a tentação: o tal do anjinho do mal que senta no ombro da gente e começa a cochichar no ouvido, bem mansinho, bem danadinho, bem fuleirinho:

- Um cartão de banco, rapaz! E o TI aí do seu lado! E o TI é bom, hein? O TI é fera! Vâmo fazer uma conta rápida aqui: cartão perdido + TI ninja = bora hackear essa conta! Bora ver o que tem lá! Vai que...

Mas aí vem o anjinho do bem, senta no outro ombro, aconselha a gente a ser solidário com o próximo, apela pra magnanimidade da gente, lembra da necessidade do exercício da empatia:

- Meu querido, a moça é servidora da Saúde! Acordou cedo - cinco da manhã e, se veio de município distante, pulou bem antes - deixou os incêndios se espalhando a milhão lá na Unidade dela pra vir pra Oficina de Regionalização, pra dar a contribuição dela, pra assentar o tijolinho dela na construção de uma Saúde melhor pra população! E você com essas ideias? Hackear o cartão de uma Trabalhadora-SUS? Uma servidora igual a você! Não tem vergonha não, rapaz? E se fosse você que tivesse perdido seu cartão?

Fazer o quê, né? Esperamos todo mundo voltar e anunciamos o encontro do precioso cartão! Bom, quase nem deu tempo de terminar de falar porque a cidadã veio tão na velocidade da luz que, quando a gente se deu conta, já tava ela no palco, do lado da gente, com aquele sorriso de fora a fora! E recebeu de volta seu cartão intacto, sem nenhuma violação!

Será? Não falei que o TI era o cara?

Brincadeira à parte, a gente resolveu trazer esse relato só pra enaltecer a importância da presença de cada um de vocês aqui, nessa segunda etapa desse verdadeiro movimento de regionalização da saúde!

O Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente reconhece e agradece a disponibilidade e o esforço de cada um pra se deslocar e vir participar de mais uma jornada, dar mais um passo na longa e árdua caminhada de fazer e proporcionar saúde de qualidade à comunidade.

E, pra revigorar o denodo naquelas horas em que as tribulações parecerem intermináveis, parafraseemos o bordão de uma sapientíssima e queridíssima peixinha azul, do famoso desenho animado: 'Continuem a remar, continuem a remar, continuem a remar...'

E, pra finalizar, gostaria de pedir que todos se levantem - por gentileza, fiquem em pé, Senhoras e Senhores - e expressem o reconhecimento de vocês, com uma calorosa salva de palmas, a VOCÊS MESMOS! Vocês são a Cara do SUS! Vocês são os Caras do SUS!"

Vocês e a gente! Aqui é tudo SUS! Aqui é a NÓIS-QUIPE!