Balança Brasil...

 

Sempre esperamos alguma coisa de um sábado à noite.

 

Sábado é dia de diversão, de lazer. É o dia que antecede o domingo — este é reservado aos cultos religiosos, aos encontros de família , e a monotonia do descansar.

 

Por aqui, em meu pedacinho de chão, o sábado não é diferente,  e a praça principal é o nosso ponto de encontro.

 

É uma praça grande, ao centro fica o prédio da administração municipal. O espaço é democraticamente distribuído pelo grande quadrado.

 

Lado 1 — uma mini praça de alimentação, com brinquedos pras crianças, onde mamães, titias, papais e avós corujam suas crias.

 

Lado 2 —  mais tranquilo , é o local preferido de jovens e adolescentes, que aos pares ou em pequenos grupos conversam, namoram, e por um tempo,  se esquecem de seus celulares.

 

 Lado 3—  mesas e cadeiras distribuídas ao longo do passeio, se tornam a extensão de uma Pettiscaria, onde se pode degustar  ótimos drinks, petiscos variados, e ter uma boa conversa.

 

E no contorno, esquina com o início do lado 4 , a 100 metros de nossa elegante pettiscaria, vamos encontrar um boteco raiz.

Temos entretenimento pra todos os gostos e bolsos.

 

Lado 4 — é a "espinha dorsal" da nossa querida praça. Na extremidade onde antes existia um canteiro em forma de círculo, após uma reforma e devidamente pavimentado com piso cerâmico, eis que surge o nosso famoso " Redondo do forró", ou "Redondo Do Zé" ( o prefeito  responsável pela obra).

 

O Redondo , aos sábados e em datas comemorativas é o nosso salão de festas a céu aberto.

Sob uma tenda,  uma modesta aparelhagem de som, um "DJ", uma playslist com músicas pra dançar e a diversão é garantida.

 

As muretas que contornam os canteiros cuidadosamente bem gramados, são molduras perfeitas para o nosso Salão Redondinho, e exercem a função de necessárias bancadas.

Acomodados confortavelmente e no aconchego  de uma grande roda de amigos, a platéia aprecia e participa do espetáculo dançante.

Sim, um espetáculo dançante.

Ali naquele espaço, por algumas horas, todos são grandes bailarinos.

Por algumas horas, a alegria é o combustível principal, e no compasso/descompasso  da  música, todos são protagonistas.

 

E não importa a técnica, são dois prá lá e dois pra cá, e dança que segue.

Alguns pares arriscam uma coreografia mais elaborada, e rodopiam pelo redondo, pavoneando alegremente.

 

Nossos bailarinos estão redondamente convictos da importância do dançar com felicidade e prazer. É preciso abraçar e vivenciar tão preciosos momentos de liberdade e empoderamento.

 

Por algumas horas, experimentam a leveza do Viver, por algumas horas a única preocupação é não errar o passo, e não pisar o pé do outro.

 

Fazendo minha ronda pela praça, observo o cuidado paciente das mamães com suas crianças.

 

Pelo Lado 2, vejo a alegria, a força e esperança de futuro naqueles jovens.

 

Passeando pelo Lado 3, vou encontrar amigos em alegres conversas, sem pressa, por que hoje é sábado.

 

Feito um beija-flor, vou contornando a praça, parando aqui e acolá, me deliciando com o néctar  Vida.

 

Volto ao Redondo — assim como na estória da Cinderela, aqui o baile termina à meia-noite, e são 23h50min. Uma música, outra e o salão redondinho está animado, não há tempo a perder.

 

Logo vem a " saideira" e percebo que sempre tocam a mesma música ao final do baile.

Ao som  de Balança Brasil com Alemão do Forró, nossos bailarinos rodopiam pelo redondo "salão", viajam pelos estados brasileiros com a canção, e tudo que querem é ser feliz,nem que seja " por agora".....

 

Durante a semana seguirão balançando na corda bamba do dia a dia, enfrentando suas múltiplas dificuldades, mas são

corajosos e de muita fé.

 

Caso não chova, e se tudo correr bem  por aqui, no  próximo sábado tem mais forró   no  "redondo do Zé".

 

Que a balança Brasil, tenha um justo equilíbrio, e que nossa Gente  tenha oportunidades de genuína alegria, por que todo dia é dia de Ser Feliz.

Nossa brava Gente Brasileira é espetacular.... "BALANÇA BRASIL".

 

 

 

 

 

 

  

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gracieluz
Enviado por Gracieluz em 14/04/2024
Reeditado em 15/04/2024
Código do texto: T8041150
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.