37 ANOS DE ESCURIDÃO... 16h02min.

Podemos considerar que a longa ditadura ocorrida na Espanha, foi uma das maiores tragédias do século XX, pois durante 37 longos anos a liberdade foi sufocada, e aqueles que ousassem se opor contra o regime, imposto ao povo, poderiam serem presos ou mortos.

No início uma parte da Espanha, não aceitou a ditadura de Franco, um milit6ar de carreira com o posto de general, e, até aconteceu algo inusitado: pessoas de outros países se alistaram de modo espontânea que se opunham a ditadura, imposta de modo arbitrário aquele povo.

Esta frente de libertação, levava desvantagem, pois os que tomaram o poder tinham mais armamento bélico, e eles bem menos. Mas, mesmo assim, esta resistência durou três longos anos e pasmem! Esta terrível guerra civil espanhola, deixou um saldo de mais de 500 mil mortos, que não deixa de ser um número espantoso. 1936/1939)

Além do mais, ouve mais um fator negativo contra eles, inesperadamente a aviação de Hitler, atacou sem dó e piedade os revoltosos, e foi o “fiel da balança”, para dar vitória a Francisco Franco. (1892/1975)

Como dissemos acima, num gesto de coragem, vários voluntários de diversos países foram somar a frente das batalhas, com os espanhóis, visando a derrubada da ditadura e a volta a Democracia, dentre eles estava o americano Ernest Hemingway, que milagrosamente sobreviveu, e voltando ao seu país de origem, escreveu o célebre romance: Por quem os sinos dobram? Que não é um romance de ficção, mas de alguém que participou daquela tragédia. O livro foi um sucesso a nível mundial e em 1943 foi transformado em filme de estrondoso sucesso de bilheteria.

Felizmente, as ditaduras não duram para sempre, bem como os ditadores, este com sua saúde minada faleceu em 1973, com sua nefasta obra, que com certeza, terá muitas reencarnações compulsórias, para ressarcir os delitos cometidos, pois além dos que “mofaram” nas prisões, ouve centenas que foram executados, bem os milhares que perderam sua vida na guerra civil...

O nosso país não ficou imune as ditaduras, - porém, bem maia amenas – os 15 anos da Era Vargas, (1930/1945) com resultados positivo, avanços nas leis sociais, em que o trabalhador, teve Leis de Proteção, que davam mais dignidade ao trabalho. E o os 21 anos do Regime Militar, que não podemos chamar de ditadura, pois havia um revezamento de poder, em que o indicado, o seu nome era aprovado pelos congressistas.

Havendo os prós e contras, mas, apesar de tudo o Brasil cresceu...

Os ditadores, passam, mas sempre deixam os rastros de sua nefasta presença, por isto que não devemos esquecer que a DEMOCRACIA, é o governo do povo para o povo, liberdade de ir e vir, bem como a total liberdade de expressão, não há meia Democracia, ela existe em sua plenitude, e não de maneira restrita, como ocorre em nosso país, muitos jornalistas tiveram que sair, simplesmente por falarem a verdade, precisou vir alguém de fora, Elon Musk - para fazer este alerta, o nosso país, está tendo suas liberdades sufocadas. 16h50min.

Curitiba, 11 de abril de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://wwe.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/04/2024
Código do texto: T8042696
Classificação de conteúdo: seguro