Nem toda a perua é a mulher do peru

 

Aluu! Inuugujaq meus 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez dão as caras na minha granja literária pra ler crônicas do peru e fazer glu glu. Ajudungila?

 

Nem toda a perua é a mulher do peru ou mora no Peru que, esse sim, é um país do peru. Pelos menos os peruanos o dizem. Voltemos às peruas. Tu já transou com uma perua ou andou numa perua? Calma, não estou a lhe chamar de zoófilo, é que o português brasileiro tem dessas coisas, as palavras viriam gíria e tudo se confunde, se ignorarmos o contexto.

 

Sei que chamar uma mulher de perua é uma gíria pra lá de antiga, acho que nem mais se usa, né? Perua ou, mais acidamente, de perua velha, quando a mesma, além de extravagante, paga umas de cocotinha, mesmo sendo pra lá de balzaca - ainda se usa o balzaca? Por meu turno, acho que as pessoas tudo podem e ninguém tem nada a ver com isso, deixem as peruas em paz. Tudo vale o peno, se o peru não é pequeno, como deveria ter escrito o poeta. Todavia, as pessoas tem a língua destravada e soltam os verbos e adjetivos.

 

Eu já devo ter comido uma perua, sei lá, nunca perguntei o sexo do bicho falecido no Natal. Ah, mas perua, sim, já transei com perua, gosto de gente extravagante, principalmente do sexo oposto, até porque pelada toda pessoa é normal. Foi muito bom e não me arrependo, fiz muito glu glu, só não deu pra fazer um canguru perneta, pra não misturar os bichos. Deve ter um monte de recantista que tenho certeza que já transou com perua no passado e que duvido que tenha coragem de dizer aqui nos comentários, né? Que tuzes acham, Dartanhão e Stanislau?

 

Nunca fui ao Peru, nem de avião, nem de navio e, tampouco, de perua. Aliás, dá pra ir de perua do Brasil até o Peru? Algum de tuzes já foram ou sabem de alguém que já foi? Se foram, já viram uma perua peruana - gente, bicho ou veículo? Dá pra colocar de tudo numa perua, até uma cama de casal, pra ti e pra tua perua, caso tu sejas um Bacamarte voraz e sem preconceitos. Já vi umas peruas que até puxadinho possuem, os caras fazem de tudo. Entretanto, como nunca fui ao Peru, repito que não sei se o Peru é um pais do peru ou se dá pra ir ao Peru de perua.

 

Bom, já enchi linguiça de perua que chegue por hoje. Que nunca falte uma perua pra nozes no Natal. Até mais.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

---- * -----

 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.

 

MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:

Ajuungila - Como estão?

Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - Bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.

Nozes - Tuzes+Eu=Nozes.
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Tuzes - Plural de tu.

 

Antonio Fernando Rollim de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 19/04/2024
Reeditado em 21/04/2024
Código do texto: T8045366
Classificação de conteúdo: seguro