O DOM DA COMUNICAÇÃO

Quem tem o Dom do Comunicação, terá o direito de se calar? Ou deverá "abrir" seu canal de comunicação?

Ósculos e amplexos

Marcial

Texto escrito em 13/12/2002.

O DOM DA COMUNICAÇÃO

Marcial Salaverry

Aquele que recebeu o dom da comunicação, que consegue escrever o que lhe vai n'alma, tem quase que a obrigação de dividir seu talento, seja poeta ou prosador, pois é algo impossível de segurar em seu interior. Escrever é algo como uma necessidade vital para um escritor com talento inato. Ao invés de se exaurir, parece que ganha mais vitalidade à medida que escreve, à medida que deixa seu talento fluir.

E, claro, se escreve, é para divulgar, para espalhar aquilo que o talento que recebeu lhe faculta fazer, por menor que seja seu lugar ao sol, uma vez que sempre haverá alguém que seja atingido pelo seu texto. Sempre haverá quem o leia. E se beneficiará com o que ele escreveu.

Claro que sempre será compensador, porque sempre haverá alguém que acabará agradecendo ao autor que escreveu aquele texto que lhe "caiu como uma luva"... Por exemplo, sinto-me gratificado quando uma pessoa só, diz que um de meus textos serviu-lhe como uma luz. Apenas esse comentário já me fez sentir que compensou havê-lo escrito e publicado...

Seria um crime de lesa-arte se os escritores apenas guardassem para si seus escritos, pois o talento e sensibilidade dos que escrevem, deve ser divulgado aos quatro ventos. Guardá-los egoisticamente só para seu deleite, seria imperdoável. Escrevendo, deve divulgar. Sempre haverá pessoas que se beneficiarão com o que escreve. Por vezes, sua vida poderá receber influência benéfica de um texto escrito.

Devemos justificar nossa passagem pelo mundo, pois estamos aqui para viver, enquanto vivos estivermos. E tudo aquilo que nos for facultado fazer para iluminar algum caminho, ou para ao menos minimizar a dor alheia, poderemos e deveremos fazer. Se escritores somos, deveremos escrever com esse objetivo. Sempre haverá quem se sinta ajudado por um texto nosso. E isso já é muito gratificante. Embora o peso possa ser grande, repito que basta uma só pessoa sentir-se ajudada, e pronto, já teremos compensado todo nosso trabalho.

Se alguém tem talento, deve continuar. E sempre estando certo de que, embora anonimamente, muitas pessoas sofrerão influência de seus textos. Quase nunca falam. Mas muita gente se sente ajudada. Um amigo, voluntário ceveviano, confidenciou-me que eles usam muitos textos colhidos na Internet para atender aos consulentes que buscam a CVV. Talvez um texto tenha colaborado para salvar uma vida. Já pensou como isso é gratificante? Se o Amigão deu esse talento enorme, é para ser usado e distribuído.

Concordo que a maioria do povo não se interessa muito pela leitura. Mas sempre haverá quem se interesse. E esse alguém sempre merecerá a atenção de quem escreve.

Infelizmente sempre existirão pessoas que tentarão atacar escritores, acusando-os de tentar manipular a opinião pública, de tentar induzir os leitores a seguir esta ou aquela linha política ou literária. Sobre isso, não gosto muito de comentar, pois é uma atitude muito mesquinha de quem procura apenas e tão somente destruir aqueles que lhe possam fazer sombra, esquecendo-se de que o sol nasceu para todos...

E se sobrevivemos à tempestade, aproveitemos a luz das estrelas, para seguir percorrendo nosso caminho. Parar... estagnar... Por que? a vida segue... deveremos segui-la...

Viver enquanto vivos... Sonhar para idealizar sonhos... Amar enquanto pudermos e fazê-lo sem reservas... O melhor dos rumos é sempre em frente... Morrer, quando chegar a hora... Nunca chamar a morte, pois seria covardia.

Façamos nossa parte nesse sentido. Não fazendo mal a outrem, procurando amar a quem amamos, ajudando a quem pudermos, esse é o sentido da vida. Certas situações cujas soluções fogem de nosso alcance, não poderemos resolvê-las. Portanto, não deveremos nos atormentar com elas. Lamentá-las é uma coisa. Desesperarmo-nos por não poder solucioná-las é outra. Além de não resolver, poderemos criar outro problema. Ponderação é a tônica.

Hoje é um dos dias do ano, portanto, é o Dia Internacional da Poesia. Se bem analisarmos, todo e qualquer texto escrito tem um fundo poético, pois sempre estará refletindo um ideal, um sonho. Portanto, todo aquele que escreve, é e sempre será um Poeta.

E com esta poética ideia, vamos unir nossos corações, para que todos tenhamos UM LINDO DIA.

"Poesia transforma a vida,

deixando-a sempre,

melhor de ser vivida...

Marcial Salaverry

13/12/2002"

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 25/04/2024
Código do texto: T8049378
Classificação de conteúdo: seguro