Quero voar...

QUERO VOAR...

Olho paro céu. Azul. Azul da cor do céu. Azul da cor do mar. Continuo olhando. Sem piscar. Uma pequena nuvem branca esfumaça. Vai-se, o céu continua azul.

Não é azul que me interessa. Não é nuvem esfumaçante que prende meu olhar. Olha para os voantes. O urubu, o albatroz, a águia, o pernilongo, o ultraleve, o avião.

O urubu paira no ar. O albatroz sobe e desce, procurando onde nidificar. A águia observa do alto os detalhes da terra. A borboleta bate suas asas coloridas. Voa a andorinha, vou o pernilongo, voa o homem.

O homem voa com asas de ferro. O ultraleve é um voo quase perfeito. Ele não tem paredes. Sentimos a sensação que o homem é pássaro.

Paraquedas. O homem voa livre antes de o paraquedas abrir. Num "salto" de dois mil metros, o paraquedista voa livremente cerca de 1250 metros.

Abro minhas asas. Voo. Voo sem tirar os pés do chão. Olho do alto. Chego a 37.000 mil pés. Voo dos sonhos, voo da imaginação. Do alto vejo o azul do mar, o negro, a luz, vejo a paz, vejo a guerra. Estou alto, bem alto. Sonho. Sou pássaro, sou homem, sou anjo, sou gente, sou bicho.

Gravidade deixa-me voar. Deixa-me subir. Segura-me no espaço. Quero testar minhas asas. Um minuto no ar. Dois minutos, três. Caio.Só cai quem voa. Quem tira os pés do chão. Bem mais difícil do que voar é aterrissar.

Fecho os olhos. Concentro-me. Nada mais escuto. Levito.

Retorno ao solo. Procuro asas. Olho para o céu azul. Estou arraigado a terra. Voa os pássaros, as aves, voa o homem com asas de ferro.

Olho o céu azul. Vejo-me entre as nuvens. Sou homem - pássaro. Voo.

Querer é poder.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 06/01/2008
Reeditado em 15/05/2020
Código do texto: T804946
Classificação de conteúdo: seguro