O Encanto da Idade Média

Gente, será que só eu sou aficionada pelas séries daquela época, precisa idade Média, que se passam na Inglaterra como Downton Abbey, The Crown, Bridgerton, Rainha Charlotte ?

Pois bem, fui informada que nessa época não havia escova de dente, perfumes, papel higiênico. O cocô era jogado das janelas do palácio (gente fina é outra coisa ). 'No tempo da minha bisa, o cocô era feito no penico e jogado no mato. Ou dentro de um buraco'. Em dias de festança, as comidas e os quitutes eram preparados sem o mínimo de higiene.

As pessoas viviam se abanando, claro devia ser um calorão do cão, só que não, Era o mau cheiro que se desprendida sem cerimônia das partes íntimas sob aquelas saias volumosas. Também não era de costume o banho devido ao frio. Os nobres tinham os seus lacaios para abaná-los para dissipar o cheiro e as moscas.

E aqueles lindos e imensos jardins? Eles serviam também de banheiro em dias de rala-bucho. Assim como na Central do Brasil, no centro do RJ.

Daí eu pensei e vocês também, certamente, como seria na hora de um beijinho aqui e acolá. Será que rolava? E aquele negócio? Bem, as famílias eram numerosas, mas como? O casamento era realizado em Junho; para eles, o início do verão. Motivo: O primeiro banho do ano era tomado em Maio; então em Junho, o cheiro era suportável. Mas como os odores começavam a dar os ares da graça, as noivas carregavam os buquês colados ao peito para disfarçar a fedentina.

Olhem que interessante, todos tomavam banho em uma única banheira. O patriarca era o privilegiado (essa parte do privilégio parece atual) e por último os bebês ( que maldade ). 'Novamente a minha bisa , o banho era numa casinha de madeira no meio do quintal, com o famoso banho de cuia'.

Bem, depois dessas adoráveis explanações, eu continuo fã dessas séries. O encanto é o mesmo. Mas agradecendo ao Pai pelas muitas mudanças. É claro que numa condução lotada, um chulé, um cecezinho, um hálito estranho, um pum num lugar apertado a gente sente, mas faz parte pra quem vive o dia-a-dia.

🎀🧦💂

Kathmandu
Enviado por Kathmandu em 26/04/2024
Reeditado em 26/04/2024
Código do texto: T8050321
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.