PINHÃO COZIDO

Sábado é dia de...

Comer pinhão cozido, já dizia um grande amigo meu

Lembrei dele diante do panelão com os pinhões ainda em cozimento cá em minha casa.

Pinhão , cozido ou assado, com café ou chimarrão, são agradinhos do Sul, oferecidos nos estabelecimentos comerciais, nas casas que se visitam, e nas conhecidas " lagarteadas" nas manhãs de inverno.

,"Lagarteada" é a formação de pequenos grupos que reunem-se nas manhãs geladas para aquecer-se ao sol.

Pinhão, café e chimarrão, não podem faltar nestes encontros onde rolam os mais diversos assuntos, incluindo alguma fofoquinha, até porque ninguém é de ferro.

Resumindo: a tarde deste sábado não está tão fria mas os pinhões certamente serão degustados na companhia agradável de algum vizinho.

Meu reconhecimento ao pássaro gralha azul, símbolo do meu Paraná, que sem saber refloresta estes pagos do Sul com as formosas araucárias que produzem o delicioso fruto.

Elas se alimentam de pinhões, então, quando estão fartas catam os frutos e os enterram mata a dentro para comer depois. Como sempre esquecem do lugar onde os armazenaram, com o decorrer do tempo surge mais um pinheiro.

Este ano há fartura de pinhões por aqui e lugar comum é observar à beira das rodovias os vendedores do fruto inclusive em barraquinhas onde panelões fornecem aos viajantes o produto cozido,pronto para ser degustado durante a viagem.

Coisas deste meu Sul que tanto amo.

IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 27/04/2024
Reeditado em 27/04/2024
Código do texto: T8050964
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.