Inocência Infantil

A pureza das crianças me encanta. Eu estava no passeio do mercado quando, ao meu lado, um pouco mais distante, estava um pai com sua filha. Foi então que a menina perguntou: "Pai, como o moço trouxe isso até aqui?! Parece ser tão pesado..." Ela se referia a uma imensa viga de ferro que faz parte da estrutura do mercado. O pai, assim como eu, ficou momentaneamente atônito diante da pureza daquela indagação.

O silêncio que se seguiu à pergunta da menina foi preenchido pelo ruído contínuo do mercado, onde as vozes se misturavam em um murmúrio constante. Enquanto observava a cena, vi nos olhos do pai uma mistura de surpresa e admiração diante da inocência daquela criança. Ele se abaixou para ficar na altura da filha e, com um sorriso terno nos lábios, começou a explicar com paciência e simplicidade como aquela imensa viga de ferro havia sido trazida até ali.

Enquanto os dois conversavam, percebi que ali, naquele simples diálogo entre pai e filha, estava encapsulado o verdadeiro significado da pureza e da sabedoria infantil. Aquela menina, com sua pergunta aparentemente simples, havia tocado em algo profundo, despertando reflexões sobre o peso das coisas, tanto física quanto metaforicamente.

Enquanto me afastava, deixando-os imersos em sua conversa, tive uma sensação de gratidão por ter testemunhado aquele momento de pura inocência e aprendizado. Pois, às vezes, é nas perguntas mais simples que encontramos as respostas mais profundas.

Alexandre Toledo
Enviado por Alexandre Toledo em 06/05/2024
Reeditado em 06/05/2024
Código do texto: T8057706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.