CONFIANÇA, APOIO PSICOLÓGICO

Francisco de Paula Melo Aguiar

O Rio Grande do Sul e seu povo precisa da solidariedade do povo brasileiro.

É hora de confiança mútua e até de apoio psicológico.

Não é hora de disputas ideológicas de esquerda ou de direita, é hora de socorrer os irmãos gaúchos, vítimas e vitimados das chuvas, enchentes e suas consequências que não conhece vínculos partidários ou de religiosidades de quaisquer espécies.

É grande o clamor público das vítimas, já que os vitimados perderam o bem maior, a vida.

O fenômeno de chuvas acima do esperado pode ocorrer em qualquer parte do mundo e do Brasil. É a natureza que não pede passagem para passar.

A água é questão de vida e de morte na realidade animal racional ou irracional.

A enchente é o resultado climático da falta de cuidado do ser humano com o meio-ambiente no planeta Terra, isto é no mínimo uma de suas causas.

Assim sendo, todo e qualquer ser humano precisa de tudo para viver e sobreviver, sem discursos vazios, cuidar da casa que mora para evitar a força da natureza como resposta a poluição provocada pelo efeito estufa, derrubada e queima das matas.

É momento de socorro público é privado.

A solidariedade precisa de comida, água, agasalho, etc.

A mudança climática é irreversível, assim como o fogo queima e a água apaga, porém, deixa resultados fora do controle humano.

Não é por acaso que, "ser-se um bom ser humano é ter-se uma espécie de abertura ao mundo, uma capacidade de se confiar em coisas incertas para além do próprio controlo, que podem levar a que se venha a ser destroçado em circunstâncias muito extremas das quais não se tem culpa. Isso diz algo de muito importante sobre a condição da vida ética: que ela se baseia na confiança no incerto e na vontade de se expor; baseia-se em ser-se mais como uma planta do que como uma jóia, algo bastante frágil, mas cuja beleza muito particular é inseparável dessa fragilidade", segundo o pensamento da filósofa e professora de ética norte-americana Martha Nussbaum (em entrevista a Bill Moyers, in “Bill Moyers: A World of Ideas. Conversations With Thoughtful Men and Women About American Life Today and the Ideas Shaping Our Future“, 1989).

O dia de amanhã para socorrer quem faz parte da tragédia no Rio Grande do Sul ou em qualquer lugar da Terra, é hoje, agora, porque a incerteza do amanhã, continua sendo o elemento surpresa, apesar de anunciada, porém, por falta de confiança, provocada nas rendes sociais, onde quem mentir mais, ficará mais famoso pelas curtidas de seus fakes.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 07/05/2024
Reeditado em 07/05/2024
Código do texto: T8057929
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.