CHUVAS TORRENCIAIS INCONTROLÁVEIS

Terça-feira, 7 de Maio de 2024.

A chuvarada que atingiu o estado do Rio Grande do Sul nesses últimos dias causou estragos jamais esperados por muitos. Tanto os habitantes quanto as autoridades não puderam fazer quase nada para impedi-las. Muito menos controlá-las, devido o auto volume que se despejou sobre aquelas regiões.

É óbvio que uma situação como essa é de difícil solução. E em todos os sentidos. Contudo sempre aparece gente para se aproveitar do caos vigente. Gente sem a mínima noção, bem como condições de intervir em soluções. Sejam elas quais forem.

Também existem os oportunistas e aproveitadores das mazelas ali acontecidas. Gente que costuma querer tirar proveito de qualquer jeito sobre sofrimentos alheios. E isso é costumeiro. Seja onde se dá ou dará as infelicidades das populações locais.

É certo que as autoridades não possuem a capacidade plena para resolverem os problemas. Faltam muitos recursos para isso. Desde os financeiros, até os despreparos profissionais. Talvez isso aconteça porque as intempéries pesadas não sejam ininterruptas como as que acontecem no exterior, em certos países.

Salvo essas chuvas quase que anuais, aqui no Brasil não há terremotos, tsunamis, até mesmo tempestades como as que atingem os países no exterior. Sem contar que no Brasil não acontecem geadas pesadas. Salvo em algumas regiões do sul do país. Mesmo assim só no inverno intenso.

Dessa forma, não se pode comparar as equipes de resgates nossas com aquelas dos países em outras regiões do planeta. E por certo, caso tivéssemos os mesmos níveis de intempéries, a coisa seria de outro modo.

Mesmo assim, o poder público deve movimentar-se com presteza, agindo o mais rápido que possa. Principalmente no socorro aos atingidos, haja vista que muitas pessoas não conseguem escapar antecipadamente dessas tragédias. Aí sim, deve haver um esforço redobrado na capacidade em reagir favoravelmente em socorro das populações nestes locais atingidos.

Infelizmente sempre aparecem aqueles que denominamos de espíritos de porcos. Surgem de muitos lugares e tentam locupletar-se das condições sofridas de muitos. E é assim que o Poder Legislativo deveria criar leis pesadas para tratar com essa gente ruim. Mas é vedado que usem o poder político também para se aproveitarem dessas circunstâncias.

Mesmo que em passagens rápidas, deu para ver todo o terror acontecido dessa vez. Gente que perdeu tudo, inclusive parentes, que devem ser protegidos pelo Estado. E da melhor forma possível. E ainda bem que muita gente mobilizou-se em ajuda aos atingidos. É uma questão de fraternidade elogiável.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 07/05/2024
Código do texto: T8057976
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.