Entre Sem Bater - Sua Escolha

Um Anonymous disse:

"... há uma grande chance da culpa das coisas erradas que acontecem com você ser somente sua; das suas escolhas, dos seus pecados e quando a conta chegar, assuma a responsabilidade ..."(1)

Este é o nome do perfil (Anonymous) que usarei na trilha "Entre sem bater" para atribuir a autoria de algumas frases-chave de cada texto. O principal motivo é não identificarmos a origem, autoria ou primeira referência de cada pensamento. É, também, uma forma de reconhecer o valor dessas citações, que não fazem parte da lista de hoaxes, fake news(*) e mentiras.

Excepcionalmente, este perfil terá utilização para muitas frases e, a princípio, representará um personagem, conforme cada acepção.

SUA ESCOLHA

A cada escolha que fazemos, desde qual peça de roupa usar quando acordamos, temos que ser responsáveis pelos atos e omissões. Muitos, especialmente aqueles que seguem dogmas e crenças religiosas, atribuem como culpa quando as escolhas dão errado. Entretanto, existe uma responsabilidade objetiva e, surpreendentemente, ela é unicamente de uma só pessoa: você!

Um filósofo anônimo disse:

A culpa da escolha de cada um, para:

o espírita é do obsessor;

o cristão católico é do demônio;

o umbandista é do trabalho feito;

o cristão evangélico é do inimigo;

o ateu é do caos do universo;

o materialista é sempre do outro;

o espiritualista é dos astros; e

para o sábio é que "há uma grande chance da culpa das coisas erradas que acontecem com você ser somente sua; das suas escolhas, dos seus pecados e quando a conta chegar, assuma a responsabilidade..."

LIBERDADE DE ESCOLHA

Em um mundo repleto de escolhas, cada pessoa enfrenta diariamente o desafio de decidir entre diferentes caminhos e suas próprias consequências. Essas escolhas são intrínsecas à natureza humana e, a princípio, refletem não apenas nossos desejos e valores. Em muitos casos deveriam, com toda a certeza, alinhar-se às nossas responsabilidades para com nossas ações.

liberdade de escolha, quando existe realmente, é um poderoso privilégio, concedendo-nos o controle sobre nossas vidas. Desta forma, é possível moldar, mesmo que parcialmente, nosso destino de acordo com nossas vontades.

No entanto, com esse poder deveria surgir a responsabilidade, que, sem dúvida, não tem nada a ver com a culpa dos religiosos(2). Cada decisão que tomamos tem o potencial de afetar não apenas a nós mesmos, mas também aqueles ao nosso redor. Assim, ao fazer uma escolha, também assumimos a responsabilidade por suas consequências.

Surpreendentemente, nem todas as pessoas estão dispostas a aceitar qualquer responsabilidade, e alguns ainda a transferem. Quando as coisas dão errado, é comum que algumas pessoas recorram à prática de passar a culpa para os outros. Outrossim, seria mais honesto e menos hipócrita, assumir as consequências das escolhas e ações decorrentes.

Certamente, isso ocorre por uma variedade de razões:

medo de enfrentar as consequências;

orgulho ferido;

falta de caráter;

hipocrisia; e

necessidade de preservar uma imagem de si mesmos como infalíveis.

ESCOLHA ERRADA

É provável que a nossa sociedade digital esteja agindo para tornar normal a transferência ou pulverização das responsabilidades a cada escolha errada(3). Essa tendência de transferir a culpa pode ser especialmente evidente quando as pessoas se sentem pressionadas ou sob estresse. Em momentos de crise, é mais fácil culpar os outros do que encarar nossos próprios erros. Contudo, essa atitude só perpetua o ciclo de negação e irresponsabilidade, impedindo-nos de aprender com nossos erros e crescer como indivíduos.

Além disso, há situações em que as pessoas podem sentir que não têm escolha a não ser seguir um determinado curso de ação. Isso ocorre por obrigações sociais, pressões externas, ou mesmo coerção direta. Nessas circunstâncias, é tentador atribuir a responsabilidade por nossas ações àqueles que nos influenciaram a fazer esta ou aquela escolha.

Entretanto, devemos reconhecer que mesmo em situações limítrofes para as nossas escolhas, ainda somos os únicos responsáveis.. Mesmo sob pressão, em muitos casos, ainda temos a capacidade de tomar decisões conscientes e éticas. Desse modo, ao transferir a culpa para os outros, estamos apenas nos enganando ou prejudicando alguém que não teve escolha.

APRENDIZAGEM

Assim sendo, a verdadeira medida de nossa integridade não está em evitar o erro a todo custo, mas reconhecer nossos erros e aprender com eles. É, sem dúvida, por assumir nossas responsabilidades e escolhas que podemos crescer e nos tornar melhores versões de nós mesmos. Em outras palavras, a responsabilidade por nossas ações nos liberta do fardo da culpa e ganhamos reconhecimento ético e moral.

Enfim, se cada um de nós fizer uma escolha consciente e assumirmos as consequências, podemos cobrar o mesmo dos outros. Desta forma, devemos resistir à tentação de transferir a culpa para os outros. Devemos, em vez disso, ter dignidade(4) para enfrentar nossos erros de frente.

Em síntese, devemos prestar atenção a cada escolha que fazemos, e parar de apontar dedinhos sujos para os outros.

 "Amanhã tem mais ..."

P. S.

(*) No mundo digital e, sobretudo, nas redes sociais ficou muito fácil mentir, disseminar fake news e boatos. Ninguém se responsabiliza pelas escolhas que faz quando "o bicho pega".

(1) "Entre Sem Bater - Anonymous - Sua Escolha" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/07/entre-sem-bater-anonymous-sua-escolha/

(2) "Entre Sem Bater - Luigi Pirandello - A Culpa" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/02/06/entre-sem-bater-luigi-pirandello-a-culpa/

(3) "Entre Sem bater - Justin Welby - Escolha Errada" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/01/06/entre-sem-bater-justin-welby-escolha-errada/

(4) "Entre Sem Bater - Martin Luther King - Trabalho e Dignidade" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/05/01/entre-sem-bater-luther-king-trabalho-e-dignidade/