ENTRE DOIS MUNDOS

Quem de nós poderia definir com preciosidade o que somos e o que representamos nesse campo entre os dois mundos; o macro e o microcosmo?

Claro está que nos colocamos sempre em posição privilegiada, afinal somos seres pensantes (alguns tolos acreditam que somos os únicos) e reservamos para nós o topo da cadeia alimentar, das decisões, do uso de ferramentas, das alterações nos ambientes, criamos deuses à nossa imagem e semelhança e para que não haja dúvida sobre essa supremacia, na classificação biológica dos seres, somos os Homo sapiens sapiens, em bom Português, o homem que sabe que sabe.

Existe uma idiota que “criou” a mulher sapiens, mas como sempre não foi levada a sério, nem por seus seguidores.

A maioria dos mais de oito bilhões de seres humanos têm menos de dois metros de altura e esse tamanho se comparado a um picômetro torna-se gigantesco.

Entretanto se comparado com ao nosso planeta Terra que tem pouco mais de quarenta mil quilômetros de perímetro na linha do Equador, seremos um quase nada e, se comparado com o universo, seremos bem menos que fótons ou glúons que, de tão pequenos, até agora não se conseguiu determinar suas massas, se é que as têm.

O macrocosmo tem magnitude que, para a maioria de nós, é impossível sequer imaginar.

Vivemos no planetinha que, junto com outros bilhões de corpos celestes, fazem parte da Via Láctea que será englobada por Andrômeda, porque essas galáxias estão em rota de colisão.

Mas para desespero dos arautos do fim do mundo, isso não faz parte das nossas preocupações atuais, visto que apesar desse movimento estar sendo feito com velocidade combinada em torno de 400 mil quilômetros por hora, o choque se tudo sair conforme o combinado, somente ocorrerá daqui a uns quatro bilhões de anos.

Até lá, vida que segue.

CITAÇÃO

Picômetro = um trilionésimo do metro (0,00000000001)