Estrelas tropicais - BVIW

Tema: ícones musicais

 

O Brasil tem o som de seus “filhos que não fogem à luta”, como os baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dorival Caymmi e o irreverente Raul Seixas. Tim Maia soltou o vozeirão que ecoou Brasil afora canções de amor e desamor, definindo bem a complexidade desse artista. João Gilberto, também baiano, introduziu um jeito novo de cantar no fim da década de 50 do século passado,  rompendo com o estilo melodramático, criando um jeito contemporâneo, cuja coluna era a simplicidade: voz e violão. Juntou-se a outros dois fantásticos compositores, Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e à cantora Nara Leão, para encantar o Brasil. O carioca Chico Buarque também tem a assinatura vocal registrada no solo brasileiro, assim como Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, Rita Lee e Elis Regina. O carioca Noel Rosa era da classe média , mas fez amizade com os meninos do morro, como o Cartola, e fizeram o Brasil sambar na avenida! E junto com esses moços, o gênio Pixinguinha divertiu-se com todos os gêneros musicais da sua época (começo do século passado), mas se encantou mesmo foi com o “choro”. Foi como brincar no parque de diversão e parar boquiaberto diante da roda-gigante! E por falar em roda, tem gente boa demais na ciranda da música brasileira - como Milton Nascimento e seu Clube da Esquina - construída por influência dos povos indígenas, africanos e europeus. Da mistura de culturas, o som dos fantásticos brasileiros, verdadeiros rouxinóis do país tupiniquim! 

Cassia Caryne
Enviado por Cassia Caryne em 08/05/2024
Código do texto: T8058982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.