FOGO E ÁGUA PODEM SE TORNAR AGENTES DE “FLAGELOS DESTRUIDORES” ... 16h31min.

As enchentes que estão ocorrendo no estado do RGS, com justa razão estão recebendo atenção da mídia nacional e internacional. Temos diariamente orado pelos nossos irmãos riograndenses, rogando que Deus dê a eles paciência, resignação, coragem para fazerem um novo recomeço, e aqueles que perderam suas vidas resta um consolo: a morte não é o fim, mas, tão somente a volta a nossa Pátria de Origem...

Nosso estado, - Paraná – sofreu uma inesperada provação coletiva, nos anos de 1963, ou seja, este ano completará 61 ano. Na época era governador de nosso estado o destacado político Ney Amintas de Barros Braga. * O inverno daquele ano fora bem rigoroso, porém com raras chuvas, tudo estava muito seco, propício a incêndios, que de fato acabou acontecendo a níveis catastróficos, tudo começou em 14 de agosto de 1963, foram noticiados os primeiros incêndios em Guaravera, Pauiquerê e Tamarana, que eram distritos de Londrina...

Era comum naquela época, se colocar fogos nas pastagens, para o plantio, porém, o fogo ficou sem controle, passando para os distritos mencionados e, pasmem! Como um efeito dominó, acabou atingindo 128 municípios paranaenses. * “além de perdas de vidas humanas, milhares de feridos, desabrigados e desalojados, além de perdas humanas, milhares de animais também foram mortos, entre animais silvestres e animais de criação. Os prejuízos foram enormes, devastando lavouras inteiras, reflorestamentos, muitas fazendas e vilas. Ao todo o incêndio atingiu 128 municípios paranaenses, principalmente da região do norte pioneiro e campos gerais. Além de alguns municípios da região central e norte do estado.”

O governador no dia 28 de agosto de 1963, * decretou estado de calamidade pública. Este foi um dos maiores incêndios do Brasil e do mundo. Em razão disto foram enviadas ajuda de varias modalidades, vindos dos Estados Unidos, Itália, Japão e Suiça. A área queimada foi em torno de 20.000km2. que correspondia a 10% do território paranaense. Pasmem! Mais de 8000 mil imóveis viraram cinzas! Quanto ao número de vítimas podem ser mais de 110 pessoas... Esta tragédia sem precedentes tudo começou pela ação do homem...

Ao mesmo tempo causou um problema social de grande magnitude, aqueles, que em razão dos incêndios, muitos vieram tentar a sorte em Curitiba, mas sem uma formação profissional adequada foram muito penalizados, fazendo “casas” improvidas, e se virando para sobreviver.

Finalmente, concluo, assim como os paranaenses superam este revés, os riograndenses também haverão de superar este mal momento, através da SOLIDARIEDA e ajuda a UNIÃO. 17h31min. Em tempo: "O fogo cessou naturalmente com a volta das chuvas".

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimeran

http://conteúdoespiritas.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Nomes e datas compilados do Google.

Ney Amintas de Barros Braga. Nasceu na Lapa em 25 de julho de 1917, faleceu em Curitiba, em 16 de outubro de 2000. Foi Prefeito, Dep. Federal, Governador, (duas vezes) Senador e Secretário da Agricultura. Um dos maiores políticos do Estado Paraná.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 08/05/2024
Reeditado em 09/05/2024
Código do texto: T8059126
Classificação de conteúdo: seguro