Aconteceu com Teddy Reno

 

A vida de Ferrucio Ricordi, nome artístico Teddy Reno, cantor, ator e empresário italiano, pode ser dividida em ARP (antes de Rita Pavone) e DRP (depois de Rita Pavone). Em 1962, já um nome consagrado internacionalmente, Teddy Reno organizou o Primeiro Festival dos Desconhecidos na cidade turística de Ariccia. Nessa ocasião surgiu Rita Pavone, então com menos de 17 anos, e ganhou facilmente o festival de música. Da noite para o dia ela virou estrela nacional e logo após, mundial.

Havia grande diferença de idade, mas o amor surgiu, casaram em 1968 e ó prodígio no meio artístico, estão casados até hoje!

Tive ocasião de ler as memórias de Teddy saídas numa revista italiana. Lembrei de um incidente de sua juventude, em início de carreira.

Ferrucio tentara namorar uma garota cujo pai, porém, se opôs. Esse senhor procurou Teddy em particular e lhe disse isso:

"Nunca permitirei que a minha filha se case com um japonês."

Perplexo, o rapaz disse que não entendera essa referência. E o sujeito explicou:

"O senhor é judeu. E para mim judeu é uma raça tão estranha como se o senhor fosse um japonês."

Estou citando de memória mas em essência foi o que o pai da moça disse.

Teddy termina esse relato com tristeza: a guerra havia acabado, Mussolini estava morto, e assim mesmo ainda existia aquele preconceito contra os judeus.

E pensando 🤔 nesse caso, não posso deixar de relacionar com o assustador recrudescimento do anti-judaismo pelo mundo afora, inclusive no Ocidente. Não esperávamos mais ver coisas desse tipo.

 

 

imagem Alamy