A beleza da força bruta

Há o belo quando a natureza se move. O que eu não daria pra observar a movimentação das placas teutônicas. Imaginem o estrondo, a força de oceanos inteiros se impactando um com o outro . Deve ter sido assim quando o mar Vermelho se fechou atrás de Moisés e sua tribo.

As explosões vulcânicas tão poderosas e devastadoras como a bomba de Hiroshima. O vermelhão e o rufar ensurdecedor das lavas sendo lançadas a quilômetros de distancia como se fosse folhas de papel. Há ainda os vulcões submarinos que esquentam as águas do Pacifico. Criando verdadeiros "clash of Titans" de ventos com tal velocidade da força centrifuga que arranca tudo o que está em volta.

O tsunami de 2004 de magnitude sem precedente que chegou a deslocar doze centímetros do eixo terrestre. O som da natureza foi mais sinistro que as produções roliudianas.

Os ventos Alísios vindos do sub-saara tropical que carregam toda a evaporação do oceano Atlântico. Verdadeiros rios voadores trovejantes, ou flutuantes como diz a ciência, que vão desabar nos Andes originando a bacia Amazônica.

Essa mesma força brutal fascinante, na sua rotina secular, nos trouxe a vida. E também a tragédia. A natureza não obedece a nenhum deus.

A natureza não está ligada aos anseios do humanos e sim ao cósmico. Há todo um equilíbrio de forças descomunais entre si que gera energia, fenômenos magnéticos que pariram a existência dos seres vivos.

Esse equilíbrio tem vida própria e não é provocado pelo homem. Desde 1980, a posição dos polos (que são os pontos onde o eixo de rotação da Terra cruzam a superfície) mudou cerca de quatro metros no sentido leste. O termo que denomina esse movimento dos polos se chama "deriva polar".

.Mudanças na distribuição da massa do planeta fazem com que o eixo se mova e, por consequência, com que os polos se movam. Esse movimento geralmente acontece de forma natural, seja por mudanças na atmosfera, nos oceanos ou na parte sólida da Terra. O deslocamento do eixo da Terra, segundo especialistas, é normal.

Essa força, inimaginável em valores numéricos, é a causadora da alteração do clima terrestre e não o contrário.

Os cientistas sabiam que parte da oscilação da Terra era causada pelo ajuste isostático glacial, um processo que está a decorrer desde o final da última era glacial, há 16 mil anos.

Desde 1980, a posição dos dois polos mudou cerca de 4 metros, o que tem sido devido a alterações na hidrosfera, atmosfera ou terra sólida do globo.

Nos anos 90 o polo norte derivou numa nova direção para leste, como observado pelas observações geodésicas espaciais. Os cientistas sabem, há já muito tempo, que a distribuição da massa ao redor da Terra determina a sua rotação. A ciência já tinha vinculado o derretimento das geleiras aos movimentos observados nos polos entre 2005 e 2012 com dados coletados pela missão Grace (acrônimo para Gravity Recovery and Climate Experiment), que lançou um satélite ao espaço em 2002. A forma como a água é distribuída na superfície da Terra é um fator que impulsiona o deslocamento do eixo da Terra, a chamada deriva polar.

" Mudanças na distribuição da massa do planeta fazem com que o eixo se mova e, por consequência, com que os pólos se movam.Esse movimento geralmente acontece de forma natural, seja por mudanças na atmosfera, nos oceanos ou na parte sólida da Terra. "As descobertas oferecem uma pista para estudar o movimento polar impulsionado pelo clima no passado", disse Suxia Liu, hidróloga da Academia Chinesa de Ciências."

O que me espanta é o mutismo de nossos cientistas, dando espaços a acadêmicos não classificados para darem o golpe na praça, exigindo mais verbas para o leite derramado. Tudo que escrevi acima está à disposição de qualquer um e quem quer que seja da cadeira de sismologia confirmará o que eu disse. Devido a minha profissão sou certificado como gestor ambiental na área de armazenamento de produtos explosivos e contaminantes. Portanto eu negaria qualquer construção a margem de rio pra armazenar produto químico. Mas não posso impedir do cavalo subir no telhado.

O que me espanta ainda mais é não terem prendido o Bolsonaro por maus tratos ao animal, como eu leio esses acadêmicos golpistas que se apropriam de uma tragédia e ridiculamente fazem do mencionado ex-presidente o Giordano Bruno das mazelas celestiais.

Duvido que algum petista sério pense igual a esses golpistas negacionistas. Tudo que está escrito aqui é comprovado por estudos, observações, medições etc. É pura ciência. Mas, deliberadamente chafurdam na fossa da negação arrastando incautos em nome da livre expressão da palavra. A analogia que esse pessoal faz não é somente ridícula. É a comprovação da imundice existente entre o crime organizado e institucionalizado que se especializaram em dar golpe na praça, eufemismo para roubar.