ENXUGAR GELO

Francisco de Paula Melo Aguiar

Trapos para enxugar gelo tem o mesmo efeito da água para apagar fogo.

E o fogo não queima água.

Bem como o sol queima sem arrogo quem debaixo dele se expor.

E por analogia o mar é uma caixa d'água salgada ou não.

Enquanto regiões do planeta Terra tem necessidade de água para viver, em outras localidades a água é o fenômeno que patrocina a catástrofe com água que não cabe por onde passa, motivo da destruição, tendo em vista a ocupação desordenada do homem no caminho que a leva para o mar.

Quem mora em beira-mar, em beira-rio e beira de riacho, sabe disso, não sai, desafia a natureza, se não morrer vai contar sua história depois como vítima do ocorrido.

Na verdade o ser humano é cabeça dura, tem olho grande e nunca está errado, só está certo.

Se procura um só ser humano na face da terra que não tenha argumentos para justificar o que fez, faz e fará tudo outras vezes.

Faz tempo que se sabe que "o homem a quem a dor não educa será sempre uma criança.(Tommaseo Niccolo - 1802-1874).

A política é danada, seja qual for a ideologia de plantão.

Aí do povo se não tivesse o direito de escolher e votar, essa gente faria pior do que anda fazendo, isto mesmo, porém, "a democracia não é um sistema feito para garantir que os melhores sejam eleitos, mas para impedir que os ruins fiquem para sempre", segundo Margaret Thatcher (1925-2013), ex-promeira ministra do Reino Unido.

A humanidade é contumaz, disso não se tem dúvidas, gosta de aventuras, de vantagens, assim como jumento gosta de bagaço de cana e capim seco.

Foi assim com as aventuras pelos mares, como surgiu a navegação e os grandes descobrimentos.

Não foi diferente a aventura do homem voar ou flutuar, que se teve origem a avião de Santos Dumont, pai da aviação brasileira e de tantos outros que registraram suas patentes pioneiras sobre a construção do pássaro que voa, que hoje conhecemos em escala comercial e mundial.

Também não foi diferente a invenção do automóvel, bem como sua fabricação, por exemplo, o caso de Louis Chevrolet e seus irmãos, dentre outros exemplos significativos e de sucessos e ou insucessos.

E tudo isto é bem diferente da lenda urbana recifense do "boi que voa" ou da lenda do "aja pau".

E até porque "o ser humano é cego aos próprios defeitos. Jamais um vilão proclamou-se vilão. Nem o idiota se diz idiota", segundo o jornalista e escritor Nelson Rodrigues (1912-1980).

Toda invenção humana é cultura.

O Capitalismo é cruel, injusto, implacável, assim como a vida, nem tudo é vitória e nem tudo é derrota, assim sendo, é por isto que ele como

sistema econômico social é aceito pela maioria das nações, porque nenhuma outra "utopia" oferece mais oportunidades de infelicidade ou felicidade e de injustiça ou justiça.

Então, vamos a vida é assim mesmo, uma dia é da caça e o outro é do caçador de "utopia", o mundo continuará com suas adversidades, alegrias e tristezas.

Ah! Como seria ótimo que a humanidade vivesse no mundo dos Querubins, dos Serafins e dos Arcanjos, sem dificuldades de quaisquer espécies, inclusive, sem as "utopias: globais: capitalismo, com democracia corrupta X socialismo com o comunismo que se conhece, "ad perpétuo" por seus donos ou ditadores disfarçados de "pais" da pobreza e de "mães" da riqueza.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/05/2024
Reeditado em 18/05/2024
Código do texto: T8065651
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.