As calamidades e o neoliberalismo

Sempre que as calamidades acometem determinada região, os defensores do tal 'Estado mínimo' clamam por socorro do mesmo Estado.

O neoliberalismo prega a não intervenção do Estado, inclusive nas políticas de preservação ambiental, então quando ocorrem os desastres (muitos, justamente por falta de regras, descumprimento de leis), pedem socorro das forças públicas. Assim é no agronegócio, na indústria, e em qualquer atividade econômica: ninguém quer pagar impostos, mas querem os serviços públicos; ninguém quer intervenção do Estado, mas são os primeiros a pedirem socorro.

Essa semana, li uma frase interessante (não me recordo o autor), que dizia mais ou menos assim: "O Governo Federal, atendendo ao pedido do governador liberal do Rio Grande do Sul, decretou que a União não cobre o Estado por três anos. Experimente ir ao seu banco e explique ao seu gerente seus problemas problemas: será que o banco vai ficar tocado e não te cobrar por três anos?"

A tal "mão invisível" idealizada por Adam Smith é conversa para boi dormir.

Joaquim Lutero
Enviado por Joaquim Lutero em 18/05/2024
Código do texto: T8065803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.