A abolição da escravatura ocorreu há cento e trinta e seis anos atrás, mas ainda os negros ainda lutam por seus direitos e por dignidade humana. Na época, a Lei Áurea considerou livres cerca de setecentos mil escravos. E, atualmente, os negros correspondem a cinquenta e quatro por cento da população brasileira e sofrem pelas desigualdades que continuam a imperar no país. Nosso país, foi o derradeiro da América a abolir a escravidão e, o negro liberto nada recebeu a nenhum título para que pudesse continuar a sobreviver. A falta de oportunidades laborais e o racismo produziu um grave quadro de desigualdade que se perpetuou e vigem até os contemporâneos dias. Mesmo com a criação do Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro, a data da abolição restou ofuscada, pois não influencia os movimentos sociais existentes. Segundo os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública cerca de sessenta e sete por cento da população carcerária são negros.  Os réus negros dependem mais de órgãos como a Defensoria Pública e sempre têm números muito menores de testemunhas. Já os brancos não dependem tanto da Defensoria e, conseguem contratar advogados e possuem mais testemunhas. Verifica-se um tratamento diferenciado no sistema de justiça. Cumpre alertar que o racismo não se iniciou no dia seguinte a abolição da escravatura, nem com a chegada de teorias racialistas no país, mas sobretudo após a década de 1870. A liberdade, a igualdade e a cidadania formal foram promessas reafirmadas em todas as Constituições Federais brasileiras porém, o cumprimento dista em muito na realidade concreta. A república brasileira, que completará 135 anos no próximo dia 15 de novembro, muitas vezes teve sua proclamação vinculada à abolição da escravatura, considerada um dos principais fatos geradores da ruptura com a monarquia. A Lei Áurea promoveu, ao mesmo tempo, em que permitiu a modernização do trabalho no Brasil, mas desagradou muito os grandes latifundiários. Esses, então juntaram-se ao movimento republicano e pediram o fim do Império. Todos os humanos possuem a mesma cor e direito à dignidade não importa a melanina.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 19/05/2024
Código do texto: T8066668
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.