O PAÍS QUE EU SONHAVA

Ah! Quando criança sonhava com um futuro de glória desta nosso Brasil (ainda nosso). Um país que revelou ao mundo seres de inteligência, capacidade e dignidade ímpar, como Alberto Santos Dumont, Rui Barbosa e tantos outros, tinha tudo para ser o melhor do mundo, inclusive comandar a paz global e acabar com a fome no mundo.

Mas aquele futuro sonhado agora é presente, para mim. Quanta decepção, andamos para trás, somos os últimos do mundo em todas as coisas sérias e boas, somos os líderes em quase tudo que é negativo: deterioração do ensino, desde o fundamental até o universitário, abandono da saúde, estagnação da justiça, destruição do meio ambiente, prostituição, tráfico de armas e drogas, desemprego e corrupção. Esta então atingiu níveis inimagináveis, envolvendo os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e imobilizando entidades que, tradicionalmente, tomavam a frente em defesa dos direitos do cidadão.

Hoje, neste país, o mais privilegiado pela natureza, até crianças indígenas morem de inanição. Esta semana então fiquei estarrecido diante das notícias de que o mesmo governo que, na semana passada, lamentava-se da falta de recursos, chorando a não prorrogação da CPMF e dizia que, apesar das circunstâncias, não aumentaria impostos e encargos, anunciou o aumento das alíquotas do IOF, das taxas de energia elétrica e, pasmem, o empréstimo (ou doação) de hum bilhão de dólares à Cuba. É isso mesmo, o nosso soado dinheiro, de contribuintes e trabalhadores honestos, vai para aquela ilha, uma das mais antigas e rígidas ditaduras de todos os tempos. Lugar onde vigora um dos regimes políticos mais execrados do mundo, onde se praticaram alguns dos mais condenáveis crimes de extermínios da história contemporânea.

O meu futuro (de menino sonhador), que agora é presente, frustrou-se. Mas tenho esperanças no futuro de nossos filhos e netos porque sou um otimista. Depende de cada um de nós, brasileiros, que já passamos da hora de nos conscientizar e tomar atitudes.

Apesar da liberdade de imprensa também andar em baixa, vamos ficar atentos. Para começar, este ano temos eleições.

Ah! Aquele Brasil que eu sonhava precisa voltar a ser administrado por gente com capacidade e dignidade. Deus há de nos salvar desse covil!

SP. 18/01/08

Fernando Alberto Salinas Couto

Fernando Alberto Couto
Enviado por Fernando Alberto Couto em 18/01/2008
Código do texto: T823057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.