"A soberba".

Bem, hoje, 25 de janeiro de 2008, 11h 40m pretendo falar de soberba...

Para começar, eu diria que bem ao sopé de uma colina havia, imponente, uma casinha onde morava uma família, no mínimo, estranha... - muito estranha.

A residência ostentava as paredes pintadas em branco, e, as portas e janelas de uma tonalidade de azul pálido, devidamente, protegida portões em mogno envernizado.

Nos umbrais da cada porta da casa, uma inscrição... - [fique de pé!].

Intrigante... o que significaria ficar de pé?

Confesso... - para eu foram dias, semanas, meses, ano de profunda reflexão até que, [eureka], achei...

Aquela alocução... - [fique de pé], na verdade, assumia o significado... - [não ceda, você está certo], e, entao, as ações dignas de um profundo louvor e encatamento como... - desculpe-me, eu estou errado, perdão, não faço mais isso, e, algo de mera semelhança estavam omissos naquela família de sangue italiano.

Certa tarde, Sandrinha, a única pessoa que cito o nome, a filha mais velha, neta do patrono da família foi convidada para tomar partido em um retiro de jovens...

Aceitou...

Cinco depois, retornando à casa paterna, do nono, sabe-se lá o que, Sandrinha estava mudada... - passou a se utilizar de palavras incomuns no seio da família, tais como:... - desculpe-me, estou errada, não faço mais isso, e, todos, desde os mais moços aos mais velhos experimentaram o contato com aquelas singelas transformações.

O dias se passaram e o mais velho dos homens incluiu ao seu vocabulário as palavas, agora, proferidas por Sandrinha, depois, o mais nove, em seguida a mãe, e, finalment, o pai.

O avô, no entanto, ainda relutava contra tais formalidades até o dia em que, pela primeira vez, se dispôs a pedir perdão ao filho; pronto estava quebrada a corrente...

Na terceira vez que isto acontecera, o patriarca arrancar dos umbrais a inscrição tão antiga, e, livre daquela maldição [soberba] a família pode, enfim, iniciar uma nova fase em seu relacionamento.

Diante disso, o que se pode concluir?

Que a soberba é um mal que acomete a humanidade em todos os sentidos, é um mal que necessita ser erradicado, anda que, somente você, tenha o controle da situação, e, realmente, o poder de alijá-la do seu convívio, por isso... - não meça esforços, adicione a seu vocabulário as palavras, perdão, desculpe-me, eu estava errado (a), eu não faço mais isso. Eui diria que, assim, você estaria falando um dos dialetos que provém da linguagem universal criada por Deus na criação do homem à sua imagem e semelhança... - o amor.

Por outro lado, a soberba reflete, também, uma linguagem criada, não por Deus, mas, pelo demônio, e, seus asseclas, quando disse:... - [Serei semelhante ao altísimo, e, assentarei o meu trono nas mais altas estrelas...], e, foi expulso...

Traansforme-se... - fale não a linguagem da soberba, mas a da temperança... - eu garanto...

Vale a pena!

YOSEPH YOMSHYSHY
Enviado por YOSEPH YOMSHYSHY em 25/01/2008
Código do texto: T832283
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.